TV 247 logo
    HOME > Geral

    Ministro anuncia restrição a importação de celulares

    Aparelhos de baixa qualidade tero entrada barrada no Pas, diz Fernando Pimentel

    Ministro anuncia restrição a importação de celulares (Foto: Divulgação)
    Editoria avatar
    Conteúdo postado por:

    O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidirá já na próxima reunião, ainda este mês, proibir a entrada de aparelhos celulares importados que ainda não tenham sido homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Conforme antecipou o Grupo Estado, o governo tem preocupação em relação ao grande volume de equipamentos importados e com a baixa qualidade desses equipamentos. "Temos um problema em relação a qualidade técnica desses aparelhos, o que é um risco para os usuários, e o grande volume importado prejudica a balança comercial", disse Pimentel, após encontro há pouco com o ministro da Comunicações, Paulo Bernardo, que interrompeu suas férias para participar desta reunião.

    Pimentel lembrou que atualmente a Anatel apenas homologa os equipamentos após a sua entrada no mercado brasileiro, o que "inclusive abre possibilidade de fraudes". Segundo ele, a partir da resolução da Camex os importadores precisarão apresentar certificado dado pela agência reguladora para que a entrada desses aparelhos no País seja autorizada. "Depois disso vamos negociar com as operadoras para que elas também não habilitem celulares que não estejam homologados", concluiu o ministro.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: