CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Ministros alagoanos orientam população sobre o Aedes aegypti

Os ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e do Turismo, Marx Beltrão, estão em Alagoas, onde visitam, nesta sexta-feira (2), casas para orientar a população na identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti; ação integra uma campanha do Ministério da Saúde (MS), que chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue no Dia Nacional de Combate ao Mosquito; 24 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto no Estado

Os ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e do Turismo, Marx Beltrão, estão em Alagoas, onde visitam, nesta sexta-feira (2), casas para orientar a população na identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti; ação integra uma campanha do Ministério da Saúde (MS), que chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue no Dia Nacional de Combate ao Mosquito; 24 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto no Estado (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alagoas 247 – Os ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e do Turismo, Marx Beltrão, estão em Alagoas, onde visitam, nesta sexta-feira (2), casas para orientar a população na identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Beltrão encontra-se em Junqueiro e Quintella em Maceió. A ação integra uma campanha do Ministério da Saúde (MS), que chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue no Dia Nacional de Combate ao Mosquito. 

De acordo com Maurício, o objetivo é combater a doença através das medidas mais simples. É preciso, conforme ressaltou em entrevista à imprensa, "fazer uma sexta-feira sem mosquito e, se possível, todos os dias". O ministro ressaltou que a campanha é seria e vem contribuindo para a redução da incidência das doenças. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Todos nós temos que trabalhar juntos para manter a saúde da população. O verão é o período em que há maior proliferação do mosquito, o que nos leva a promover as campanhas. O Ministério da Saúde está preparado e não vai faltar recursos para o combate; inclusive, estamos destinando recurso para pesquisa a fim de conseguir encontrar uma vacina, mas enquanto a vacina não vem, cada um faz a sua parte", expôs o ministro. 

Na oportunidade, um drone que vai auxiliar na procura por focos de água parada será controlado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). De acordo com o coordenador de fiscalização, José Soares, a ferramenta já está nas ruas. "Ele vai nos ajudar a achar focos de água parada, combatendo o Aedes, mas, também, pode ser usado para outras finalidades", explicou Soares. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dados

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 24 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado de Alagoas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desse total, oito municípios estão em risco, entre eles, Major Isidoro, Girau do Ponciano, Arapiraca, Taquarana, Teotônio Vilela, Ouro Branco, Olho d´Água das Flores e Palmeira dos Índios. Outros 16 municípios estão em alerta e 14 em situação satisfatória. Em todo o país, o LIRAa aponta 855 cidades em situação de risco. O levantamento é fundamental para orientar as ações de controle das três doenças.

A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, que acontece em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Obras

Outros assunto falado na entrevista diz respeito a obras já em andamento em Alagoas e que contam com recursos federais. Apesar da crise econômica nacional, Quintella afirma ter garantido um bom orçamento para o estado, que não recebia recursos há muito tempo. Ele frisou que houve a recuperação do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a retomada de trechos da BR-101. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Semana que vem, vamos assinar lotes da BR-101, que são os únicos parados. Restam obras menores, como o encabeçamento da ponte do Rio São Francisco, que ainda não foi feito porque ainda existe um posto fiscal no meio da rodovia. Além disso, vamos iniciar a dragagem do Porto de Maceio, para onde garantimos oitenta milhões de reais e mais vinte milhões para o terminal de passageiros, reincluindo Alagoas na rota do turismo de cruzeiros", informou o ministro dos Transportes. 

Com gazetaweb.com

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO