Morre Murillo Mendes, o empreiteiro que construiu Itaipu

Empresário Murillo Mendes, dono da Mendes Júnior e responsável pela maior obra de engenharia da história do Brasil, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, morreu neste domingo, aos 93 anos; ele é filho do fundador da construtora Mendes Junior, José Mendes Junior

Morre Murillo Mendes, o empreiteiro que construiu Itaipu
Morre Murillo Mendes, o empreiteiro que construiu Itaipu (Foto: Reprodução/vídeo)

Minas 247 - O empresário Murillo Mendes, dono da Mendes Júnior e responsável pela maior obra de engenharia da história do Brasil, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, morreu neste domingo, aos 93 anos. Ele é filho do fundador da construtora Mendes Junior, José Mendes Junior.

Segundo amigos próximos, ele foi vítima de enfarto e a família se despediu dele numa cerimônia íntima, da qual teriam participado apenas as duas filhas e os netos, seguida do enterro em Belo Horizonte, informa o jornal Estado de Minas.

Criada em 1953, a empresa foi pioneira na internacionalização das empresas brasileiras do setor durante o chamado período do milagre econômico, nos anos 70, período da ditadura militar. 

A empreiteira foi contratada para diversas obras no Iraque, chegando a empregar mais de 20 mil brasileiros no país. Em 1994, assinou o primeiro contrato de construção de uma empresa brasileira na China.

A companhia está entre as investigadas na Operação Lava Jato. Os ex-executivos da construtora Sérgio Cunha Mendes, Rogério Cunha Oliveira e Alberto Elísio Vilaça Gomes tiveram a prisão decretada no último dia 13 pelo juiz Sergio Moro.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247