Morte de Moraes Moreira comove o Brasil: carreira do músico é relembrada por famosos na internet

A morte de um dos maiores músicos do Brasil, Moraes Moreira, levou à comoção de vários artistas e celebridades. Confira

(Foto: TV Globo | Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A morte do músico Moraes Moreira, um dos integrantes dos Novos Baianos, levou a uma comoção no meio artístico, futebolístico e político. O músico Gilberto Gil, que fez parte com ele do movimento tropicália, que transformou a música brasileira, lembrou de Moreira em forma de poema, no Twitter, afirmando que o músico deixa “grande saudade e uma grande obra”.

O conterrâneo do artista, Tom Zé, também lamentou sua morte. "Que notícia, nossa Senhora. É uma notícia de doer o coração", afirmou. Tom Zé foi mentor de Moraes Moreira. Eles se conheceram na década de 1960. Zé deu aulas de violão para ele e o apresentou para o poeta Luiz Galvão, com que Moreira formaria o grupo Novos Baianos.

"Eu dava aula de violão num seminário de música e, lá pelos anos de 1963, 1964, apareceu um rapaz comprido, com uma roupa meio que do interior, e eu disse para ele: 'Rapaz, aula de violão é muito cara, você não vai poder pagar'", relembra o músico. Finalmente, Zé o ensinou. "Ele desenvolvia as aulas com tudo o que se pode imaginar de um aluno interessadíssimo e com muito potencial para se desenvolver. Em quatro meses, eu acabei de ensinar tudo o que eu sabia e ele já tocava melhor do que eu." Moraes Moreira homenageou seu mestre na música “Obrigado Tom Zé”, de 2017.

Outro artista que lembrou da carreira de Moreira foi o cantor Bell Marques, do grupo de Axé Chiclete com Banana, afirmando que o líder dos Novos Baianos foi sua inspiração no início da carreira. Já a cantora Daniela Mercury disse estar devastada. “Moraes é um grande mestre da música brasileira no mundo, um mestre para mim e para todos que amam música. O trio elétrico está de luto. O Axé está de luto”, reforçou no seu Instagram.

Os ex-presidenciáveis, Fernando Haddad (PT-SP) e Ciro Gomes (PDT-CE), a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, os escritores Walcyr Carrasco e Xico Sá, o músico Nando Reis e os clubes de futebol Bahia e Flamengo também fizeram suas homenagens, assim como vários outros brasileiros. O ex-presidente Lula disse sobre o músico: "genial, um dos maiores nomes da nossa música popular”. Confira algumas homenagens.


 

 

 

 


O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247