CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

MP vai apurar falta de médicos em Goiânia

Órgão pediu relação de médicos que deveriam estar de serviço, mas que segundo a população não compareceram aos vários Cais espalhados na capital; mulher de 74 anos morreu no domingo (13) após passar por duas unidades de saúde; ela só recebeu atendimento na terceira, mas já era tarde demais; secretário Fernando Machado disse que o número de médicos é insuficiente e é preciso fazer novas contratações

MP vai apurar falta de médicos em Goiânia
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Redação_ Como resposta às denúncias referentes à falta de atendimento nos Centros de Apoio Integral à Saúde (Cais) de Goiânia, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) divulgou uma nota técnica que informa que o órgão vai apurar a situação. O órgão pediu a relação de médicos que deveriam estar de serviço, mas que segundo a população não compareceram aos vários Cais espalhados na capital. Também foi solicitada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a relação atualizada de todos os profissionais de saúde lotados nos Cais da Capital. Tudo com a finalidade de averiguar as denúncias.

A nota informa que, "quanto ao possível agravamento do atendimento médico no serviço público municipal, em situação já trazida formalmente ao órgão, e em outras conhecidas pela instituição nos últimos dias, já foi instaurado procedimento". Uma idosa de 74 anos morreu no domingo (13) após passar por dois Cais. Ela só recebeu atendimento na terceira unidade de saúde, mas já era tarde demais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre os casos de falta de atendimento está o de um comerciante que registrou boletim policial por omissão de socorro depois de não ser atendido no Cais do setor Novo Horizonte. Ele diz que foi quatro dias seguidos na unidade de saúde e não encontrou médicos. O problema da falta de médicos se arrasta há meses e a prefeitura de Goiânia afirma que o número de profissionais é insuficiente.

Ausência

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com relação às possíveis fraudes no registro de ponto de profissionais do setor, foi pedido ao presidente da Comissão Especial de Sindicância da Secretaria Municipal de Saúde que esclarecesse a situação. O pedido foi feito no dia 11 de janeiro de 2013 e o MP-GO disse que está "no aguardo de decurso de prazo legal para o cumprimento da determinação".

O MP-GO informa que, se constatado que ocorreram falhas no atendimento e também fraudes no registro de frequência, a instituição buscará adoção das medidas jurídicas necessárias ao pleno atendimento da população e à responsabilização de todos os envolvidos nas áreas de improbidade administrativa, cidadania e criminal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O drama de Maria Alice

Maria Alice de 74 anos passou morreu depois de ficar sem atendimento em dois Cais. Ela só foi atendida na terceira unidade, no setor Finsocial. Ela estava em Goiânia há um mês e sofria de leucemia. No domingo (13), ela caiu da cama e bateu a cabeça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Maria foi socorrida pelo Samu em 20 minutos e levada pela ambulância. Às 7h ela já estava no Cais de Campinas, mas não havia médico. De lá, o Samu seguiu para o Cais do setor Cândida de Moraes e às 7h25 ela estava na unidade. Porém, outra vez ela não recebeu atendimento. A ambulância foi então para o Cais do setor Finsocial e só então Maria Alice recebeu socorro. Mas, não resistiu e morreu. A irmã da idosa está indignada e acredita que Maria pudesse ser salva se fosse atendida já no primeiro Cais.

Secretário

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, disse que o número de médicos é insuficiente e é preciso fazer novas contratações. Afirmou que é um período difícil por conta das residências médicas, mas que existe uma reserva técnica no concurso e que vai acionar o prefeito para que esses profissionais sejam chamados o mais rápido possível. (Michelle Rabelo)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO