CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Mudanças aumentam tensão no governo

Ao trocar as lideranas do governo no Senado e na Cmara, a presidente Dilma Rousseff (PT) incendiou parte da cpula peemedebista e ainda desagradou setores do PR e do PT

Mudanças aumentam tensão no governo (Foto: PEDRO FRANÁA/AGÊNCIA ESTADO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em teoria, a intenção da presidente Dilma Rousseff era acabar com a crise na base aliada. Já na prática, as mudanças anunciadas ontem serviram para causar mais tensão e incertezas. "Ao servir ressentimento a aliados que pedem os privilégios de que se julgam credores, Dilma produz isolamento, não unidade", escreveu Josias de Souza em seu blog. Ao trocar as lideranças do governo no Senado e na Câmara, Dilma incendiou parte da cúpula peemedebista e ainda desagradou setores do PR e do PT.

No Senado, ao trocar Romero Jucá (PMDB-RR) pelo correligionário Eduardo Braga (AM), sem passar pelo crivo do presidente da Casa, José Sarney (AP), e do líder da sigla, Renan Calheiros (AL), apostou na divisão do PMDB, para isolar os rebeldes contra sua gestão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na Câmara, escolheu um concorrente do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), na corrida pela presidência da Casa. Arlindo Chinaglia (PT-SP), que substituiu Cândido Vaccarezza (PT-SP), nunca escondeu sua pretensão de voltar ao comando que já exerceu. Ele, que presidiu a Câmara de 2007 a 2009, indicou recentemente a intenção de concorrer ao cargo, mas ontem disse ter desistido.

Segundo o colunista Claudio Humberto, a presidente acertou, trocando os lideres do governo na Câmara e no Senado, mas poucos apostam no êxito dos substitutos. O irritadiço Arlindo Chinaglia (PT-SP) colecionou desavenças quando presidiu a Câmara, e falta ao senador Eduardo Braga (PMDB-AM) “jogo de cintura” e experiência. Tidos como arrogantes, eles não conhecem a paciência e a humildade, atributos essenciais a um Líder do Governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a escolha de Chinaglia, político desprezado por Lula, pode agravar o desagrado do ex-presidente com algumas decisões de Dilma.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO