Murray, o primeiro britânico na final de Wimbledon desde 1938

Quarto colocado no ranking da ATP, Andy Murray bate o francês Tsonga na semifinal e enfrenta Federer em decisão histórica

Murray, o primeiro britânico na final de Wimbledon desde 1938
Murray, o primeiro britânico na final de Wimbledon desde 1938 (Foto: REUTERS/Toby Melville)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – O tênis ainda era um esporte amador quando o britânico Bunny Austin chegou à final de Wimbledon, em 1938. Desde então, nenhum súdito da rainha conseguiu igualar seu feito. Até esta sexta-feira 6, quando Andy Murray derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1 (parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/5), numa virada emocionante.

"É um pouco de alívio, excitação. É difícil de explicar", disse Murray após a partida. "(A final) será uma das maiores partidas da minha vida. Fiz grandes jogos contra Roger (Federer, seu adversário na final, que pode retomar o posto de número 1 com uma vitória) antes e preciso usar isso em meu benefício, aprender a partir delas", disse o britânico.

Para chegar à final, Murray jogou contra um tabu pessoal: o britânico havia sido derrotado em semifinais nas últimas três edições de Wimbledon – uma vez para o americano Andy Roddick e duas para o espanhol Rafael Nadal.

Essa foi a quinta vitória do britânico sobre Tsonga em seis partidas, e, apesar da imponência do currículo de Federer, Murray também leva vantagem contra o adversário da final, de 8 a 7. Se aumentar a vantagem pessoal sobre o suíço no próximo domingo, o britânico quebra um tabu ainda mais duradouro: o último troféu britânico em Londres foi conquistado por Fred Perry, em 1936.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247