Museu do Piauí é reaberto

Após meses em reforma física, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, construído em 1859, ganhou novas estruturas elétricas e hidráulicas, além de um novo projeto museográfico; o palácio situado no centro de Teresina ganhou novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e um novo auditório; governador Wellingtom Dias reforçou que o trabalho não foi feito apenas “recuperando aquilo que já encontramos, mas ampliando os equipamentos, aquilo que marca a nossa história, a nossa cultura indígena, a nossa cultura afro-brasileira, a cultura portuguesa”

Após meses em reforma física, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, construído em 1859, ganhou novas estruturas elétricas e hidráulicas, além de um novo projeto museográfico; o palácio situado no centro de Teresina ganhou novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e um novo auditório; governador Wellingtom Dias reforçou que o trabalho não foi feito apenas “recuperando aquilo que já encontramos, mas ampliando os equipamentos, aquilo que marca a nossa história, a nossa cultura indígena, a nossa cultura afro-brasileira, a cultura portuguesa”
Após meses em reforma física, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, construído em 1859, ganhou novas estruturas elétricas e hidráulicas, além de um novo projeto museográfico; o palácio situado no centro de Teresina ganhou novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e um novo auditório; governador Wellingtom Dias reforçou que o trabalho não foi feito apenas “recuperando aquilo que já encontramos, mas ampliando os equipamentos, aquilo que marca a nossa história, a nossa cultura indígena, a nossa cultura afro-brasileira, a cultura portuguesa” (Foto: Leonardo Lucena)

Por Valmir Macêdo

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes foi reaberto nesta quinta-feira (2) para visitação pública. Após meses em reforma física, o prédio histórico da capital, construído em 1859, ganhou novas estruturas elétricas e hidráulicas, além de um novo projeto museográfico. As ações foram desenvolvidas pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O palácio situado no centro de Teresina ganhou novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e um novo auditório.

No Museu do Piauí (MUP), o visitante poderá ter acesso desde peças milenares, como uma urna funerária trazida do Parque Nacional da Serra da Capivara que data de mais de três mil anos; até artigos contemporâneos, como a escultura em cerâmica da artista Fátima Campos, que retrata a mulher rendeira do Piauí. A reconstituição do acervo do Museu é fruto de expedições que percorreram todo o território do estado na busca por peças que representam a cultura, a arte e história local.

Para a diretora da casa, Dora Medeiros, a repaginação o tornou o museu mais acessível, moderno e interessante. “A nossa história está aqui nesse museu. O povo do Piauí vai se sentir cada vez mais identificado a partir dessa visita ao nosso acervo que está sendo mostrado de forma adequada e atual”, revelou.

Outros pontos fortes da reforma foram a abertura de duas novas salas dedicadas ao resgate cultural e artístico dos povos indígenas e quilombolas piauienses. Painéis permanentes expõem fotografias de piauienses de comunidades remanescentes de tribos e quilombos. Nas salas também podem ser encontrados artigos folclóricos e ritualísticos pertencentes a essas comunidades resistentes. Uma das peças que chama atenção é um pilão de pedra que pertenceu aos índios Cariri, datado em aproximadamente 3 mil anos, encontrado na região de Queimada Nova, no Sul do estado.

Com a reinauguração do MUP, o Piauí poderá receber exposições nacionais através de salas apropriadas com expositores e climatização adequada para diversas obras. “Na nova estrutura ganhamos com as salas de exposição temporária. O museu não podia receber exposições temporárias de outros estados porque não tinha expositores nem espaços climatizados. Agora isso é possível. Você tem uma casa de cultura no centro de Teresina que permite uma grande opção para quem visitar o Museu do Piauí”, pontuou o secretário de Cultura Fábio Novo.

O auditório do museu também passou por reestruturação. A nova estrutura conta com climatização e com sistema de projeção audiovisual. O novo auditório é composto por móveis de época restaurados que pertenceram ao antigo Tribunal de Justiça do estado, que já funcionou na casa.

“Eu comemoro aqui com a Secretaria da Cultura um trabalho que a gente iniciou em 2015, fazendo orçamentos e levantamentos. O secretário Fábio Novo e sua equipe se dedicou e eu sou grato a todos que contribuíram para que a gente pudesse entregar hoje o nosso Museu do Piauí. Não só recuperando aquilo que já encontramos, mas ampliando os equipamentos, aquilo que marca a nossa história, a nossa cultura indígena, a nossa cultura afro-brasileira, a cultura portuguesa”, destacou o governador Wellington Dias.

Presidente do Conselho Estadual de Cultura, o poeta e escritor Cineas Santos, reforça a importância da Casa de Odilon Nunes para o povo piauiense. “O museu é o local onde se realiza o diálogo necessário entre o presente e o passado para a projeção do futuro”, pronunciou.

Para a representante da Associação Itacoatiara de Remanescentes Indígenas de Piripiri, Joselane Dias, os novos espaços abertos no MUP resgatam importantes elementos de resistência cultural da História do Piauí.  “Visualizo uma representação que a gente não tinha. É um resgate cultural que o governador está fazendo com os indígenas piauienses. É através dessas peças que foram buscar e que foram feitas através dos índios piripirienses, que são colares, cocás, que há um resgate cultural dos povos indígenas piauienses”, contou.

A reinauguração contou com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina e com abertura da exposição temporária “Piauí Paisagens”, com fotografias de Aureliano Muller, Paulo Barros, Manoel Soares e Juscelino Reis.

O MUP é aberto para visitação de terça a sábado de 10h às 17h e está localizado na Praça Rio Branco , Centro (Sul) de Teresina.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247