CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Música durante cirurgia. O efeito analgésico é notável

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade Queen Mary, em Londres, apontou que ouvir música antes, durante e depois de uma operação pode ajudar a reduzir a dor.

Música durante cirurgia. O efeito analgésico é notável
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por: Equipe Saúde 247

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O efeito analgésico da escuta de boa música pode ser notável. O resultado da pesquisa foi divulgado na publicação científica "Lancet", e nele se revela que os pacientes que ouviram música durante o procedimento ficaram menos ansiosos depois da cirurgia e não precisaram tomar tantos analgésicos. Os pesquisadores afirmaram que a música surtiu efeito até mesmo em pacientes que estavam sob efeito de anestesia geral.

A escuta de música parece ser eficaz sobretudo quando o paciente fica consciente durante a cirurgia, o que é algo comum em cirurgias como as de cataratas, por exemplo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Saúde britânico disse que médicos deveriam levar em consideração as descobertas dessa pesquisa. "É um estudo muito interessante. Esperamos que médicos levem os resultados em consideração, porque queremos que os pacientes tenham a melhor recuperação possível após uma cirurgia e sofram o menos possível com as dores provocadas pelas intervenções", disse um porta-voz do ministério.

Bach e Mozart

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os cientistas querem que os hospitais sugiram que os pacientes tragam consigo aparelhos para ouvir sua música preferida, bem como forneçam a eles folhetos informativos. É importante que a escolha das músicas fique a critério do próprio paciente. Aos que solicitam que os próprios médicos façam essa escolha, é geralmente fornecido o repertório clássico, sobretudo cantatas e sonatas de Bach e Mozart.

A equipe realizou 70 testes com cerca de 7 mil pacientes por volta do horário da cirurgia, comparando grupos aos quais foi fornecida uma variedade de músicas suaves ouvidas ao mesmo tempo em que o paciente descansava na cama sem ser perturbado, com outros grupos que simplesmente usavam fones de ouvido sem música, outros que ouviam um ruído branco enquanto recebiam os cuidados de rotina. O primeiro grupo, o que recebeu boa música, reagiu muito melhor à dor do que os demais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, segundo o site da BBC, apesar do efeito comprovado de grande diminuição do estresse que a dor causa, a música não conseguiu reduzir o tempo de permanência do paciente no hospital. 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO