Na TV, candidatos participam do primeiro debate

O primeiro debate da campanha eleitoral deste ano, em Maceió, promovido pela TV Mar, canal fechado da Organização Arnon de Mello (OAM), reuniu os sete candidatos à Prefeitura de Maceió; participaram os candidatos Cícero Almeida (PMDB), Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL), JHC (PSB), Paulão (PT), Paulo Memória (PTC) e Rui Palmeira (PSDB); debate foi dividido em quatro blocos

O primeiro debate da campanha eleitoral deste ano, em Maceió, promovido pela TV Mar, canal fechado da Organização Arnon de Mello (OAM), reuniu os sete candidatos à Prefeitura de Maceió; participaram os candidatos Cícero Almeida (PMDB), Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL), JHC (PSB), Paulão (PT), Paulo Memória (PTC) e Rui Palmeira (PSDB); debate foi dividido em quatro blocos
O primeiro debate da campanha eleitoral deste ano, em Maceió, promovido pela TV Mar, canal fechado da Organização Arnon de Mello (OAM), reuniu os sete candidatos à Prefeitura de Maceió; participaram os candidatos Cícero Almeida (PMDB), Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL), JHC (PSB), Paulão (PT), Paulo Memória (PTC) e Rui Palmeira (PSDB); debate foi dividido em quatro blocos (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - O primeiro debate da campanha eleitoral deste ano foi promovido, na noite desta segunda-feira (19), pela TV Mar, canal fechado da Organização Arnon de Mello (OAM) e reuniu os sete candidatos à Prefeitura de Maceió. A intenção de quem o idealizou era reforçar o espírito democrático e contribuir com a sociedade para a apresentação de propostas por quem tem interesse em administrar a capital pelos próximos quatro anos. Participaram, da iniciativa, os candidatos Cícero Almeida (PMDB), Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL), JHC (PSB), Paulão (PT), Paulo Memória (PTC) e Rui Palmeira (PSDB).

O debate foi dividido em quatro blocos e mediado pelo jornalista Mauro Wedekin. Os candidatos tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação pessoal, expor quais os objetivos que têm em gerir Maceió e mostrar quais as propostas contidas no programa de governo da coligação. Eles ainda foram questionados por repórteres de veículos da OAM sobre diversos temas e também foram para o confronto direto, quando puderam fazer perguntas entre si, com direito a réplicas e tréplicas.

No lado de fora do prédio onde fica a TV Mar, no bairro de Jatiúca, em Maceió, apoiadores das candidaturas se concentraram com bandeiras e depois acompanharam o debate em telão espalhado pela Avenida Antônio Gomes de Barros. 

O diretor-executivo da OAM, Luís Amorim, destacou a importância do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Maceió. "Para a TV Mar é um tento conquistado, para a OAM também. E, para os eleitores, foi a oportunidade de conhecer as propostas e decidir o melhor para Maceió". 

Para a diretora da TV Mar, Patrícia Barros, o canal fez história como o primeiro canal fechado a realizar um debate. "Além disso, o evento mostrou o caráter democrático da OAM, com a presença de todos os candidatos independentemente da coligação e da representatividade", afirma. 

 Blocos

O primeiro e longo bloco foi marcado pela troca de farpas entre os candidatos Rui Palmeira e Cícero Almeida, ambos que já administraram ou administram a cidade. Aliás, os dois foram citados várias vezes, fato que resultou em inúmeros pedidos de resposta, todos negados pela assessoria jurídica composta especialmente para analisar os casos em que há ofensas pessoais entre os candidatos.

No segundo bloco, os candidatos passaram ao confronto direto. Tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si e escolher, seguindo as regras impostas pela organização do debate, o adversário que desejava questionar. Entre os pontos que merecem destaque estavam o momento em que os candidatos JHC e Gustavo Pessoa foram ao embate, ao ponto do primeiro chamar o segundo de laranja e nazista. Pessoa disse que JHC faz parte de um feudo oligárquico, 'com embalagem nova e com conteúdo velho'.

Outro ponto alto do debate foi a discussão sobre transporte público entre o atual e o ex-prefeito de Maceió. Rui acusou Cícero de abandonar esta área da cidade; o peemedebista afirmou que o tucano estaria desatualizado e citou os avanços de sua gestão. Da pergunta de Memória sobre a suposta ligação de JHC com Eduardo Cunha também saíram faíscas. O candidato do PSB chamou o do PTC de infantil e que a intenção do debate estaria sendo desvirtuada quando assuntos desta natureza vinham à tona.

O confronto direto também norteou o terceiro bloco do debate. Todos os candidatos debateram sobre temas livres, seguindo as regras impostas pelo debate. Rui apresentou propostas sobre saúde; Cícero respondeu sobre o aparelhamento da Guarda Municipal; JHC foi solicitado a dar caminhos sobre a destinação correta do lixo; Gustavo Pessoa falou de suas intenções para melhorar a educação; Paulo Memória destacou propostas para a segurança; Paulão questionou a indústria das multas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); Fernando do Village expôs sobre o transporte público na parte alta de Maceió. 

Ainda no terceiro bloco, Rui criticou o projeto 'escola à distância' do candidato JHC; Cícero questionou o candidato Gustavo Pessoa sobre seu projeto para iluminação e segurança; Fernando Village acusou JHC de 'não apresentar a verdade ao povo', citando dados do patrimônio declarado pelo candidato; Rui questionou a proposta para a educação do candidato Cícero; Gustavo Pessoa explicou o projeto para o transporte público; Paulo Memória falou sobre suas intenções para a saúde pública; Paulão foi solicitado a apresentar ideias para o transporte público. 

Considerações finais

Durante as considerações finais, no quarto bloco, Fernando do Village pediu que os eleitores continuem avaliando os candidatos, defendeu sua candidatura, se apresentando como "o candidato do povo". Cícero afirmou que tem um compromisso e uma dívida com o povo alagoano, "fui convocado pelo povo e mais uma vez estou aqui". JHC falou sobre a candidatura sem apoio de governadores e a ideia de trazer um governo novo, agindo de forma firme e transparente, "deixar o passado e pensar em um novo futuro".  Gustavo Pessoa destacou as oligarquias que disputam e afirmou que "não tenho padrinhos, estou aqui". Paulão apresentou suas intenções e destacou que ele pode "trazer o novo". Paulo Memória preste muita atenção aos candidatos e avaliem as propostas, "precisamos ficar muito atentos aos que apresentam o novo". Rui Palmeira agradeceu o apoio e destacou todo o trabalho realizado nos quatro anos de mandato, "vamos continuar trabalhando". 

Com gazetaweb.com

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247