Nosso comportamento vai ter que mudar se o Facebook ainda serve pra informar. Por Patricia Gnipper

Vamos compartilhar bom conteúdo?

Nosso comportamento vai ter que mudar se o Facebook ainda serve pra informar. Por Patricia Gnipper
Nosso comportamento vai ter que mudar se o Facebook ainda serve pra informar. Por Patricia Gnipper

Fazendo uma reflexão sobre as mudanças no algoritmo que exibe o conteúdo do feed aqui no Facebook... bom, ainda não mudou, mas vai mudar em breve. 

E a gente vai ter que mudar junto.

Explico: o novo feed vai priorizar publicações de amigos e parentes, em detrimento das páginas. Isso significa que quem não pagar por post patrocinado praticamente não vai ter alcance.

E também significa algo além: o conteúdo informativo vai sumir do feed, que vai ficar ainda mais cheio de fotos, memes e posts pessoais.

Com isso, nosso comportamento no Facebook vai ter que mudar se quisermos que a rede social continue servindo para informar, e não só pra distrair. Precisaremos compartilhar mais notícias e coisas interessantes em nossos perfis, para nossos amigos verem. Precisaremos compartilhar mais o conteúdo de páginas bacanas pra todo mundo poder ver. 

Eprecisaremos apoiar essas páginas bacanas que produzem conteúdo bom mas não pagam pra impulsionar as publicações.

E o hábito de compartilharmos notícia ruim pra xingar precisa acabar, de verdade. Sim, a gente fica indignado com vários absurdos e compartilha pra dar uma opinião, o que é válido. Só que com isso damos visibilidade àquele conteúdo bosta, em vez de darmos essa visibilidade justamente pra quem tá divulgando algo que presta.

Com tanta indignação, a gente acaba dando mais ibope pras merdas do que pro que vale a pena.

Para finalizar, um meio de divulgar algo muito absurdo que tá rolando, e que precisa ser divulgado, é tirar um printscreen, uma captura da tela. Ao evitar colocar o link original, você não dá visualização.

Na internet tudo é baseado em publicidade, em acesso, em visibilidade, em alcance. Sabe essa de "curto a página do Bolsonaro pra acompanhar os absurdos"?

Pois bem, você curtindo tá dando mais poder pro cara, sim.

Patrícia Gnipper é editora-assistente do site Canaltech, um dos maiores sites especializados em tecnologia no Brasil. O texto é originalmente de seu perfil no Facebook

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247