Nova sede do TRE será próxima ao aeroporto

Prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás será construído em área doada pelo governo do Estado; Presidente do TRE e secretário Giuseppe Vecci acertaram detalhes em reunião (na foto) realizada nesta quarta; Gilberto Marques diz que terreno atende as demandas do Tribunal

Nova sede do TRE será próxima ao aeroporto
Nova sede do TRE será próxima ao aeroporto (Foto: Segplan)

Goiás247_ O governo do Estado vai doar à União uma área de 25 mil metros quadrados, situada próximo ao Aeroporto Santa Genoveva e ao lado do Centro de Treinamento do Vila Nova, em Goiânia, para que nela seja construída a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso ficou acertado nesta quarta-feira, durante reunião realizada na Segplan entre o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, e o presidente do Tribunal, desembargador Gilberto Marques Filho.

A área total do terreno de propriedade do governo do Estado é de 80 mil metros quadrados, mas quatro instituições o estavam pleiteando: TRE, Justiça Federal, Agrodefesa e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A solução foi dividir o terreno em três áreas e destinar uma parte para o Tribunal Regional Eleitoral, outra para a Justiça Federal e a terceira a um dos dois órgãos estaduais (ainda por definir). “O que fizemos foi pactuar com todos esses órgãos, dividir a área em três espaços, cedendo dois deles para a construção das novas sedes do TRE e da Justiça Federal”, afirmou o secretário.

Vecci acrescentou que o governador Marconi Perillo havia determinado que fosse encontrada solução que agora foi pactuada com o TRE e a Justiça Federal, dando condições para que essas duas instituições federais possam ter um ambiente físico capaz de comportar o dinamismo desses dois segmentos em Goiás. O próximo passo, informou, será levantar detalhadamente a área para seja elaborado o processo de solicitação de doação das duas áreas à Assembleia Legislativa. Ele espera que em um curto período a questão seja solucionada, para que possa ser realizada a solenidade de assinatura de doação das áreas a essas duas instituições.

Expectativa

O presidente do TRE, Gillberto Marques, afirmou que a área a ser doada pelo governo atende a expectativa do Tribunal. “Estamos apenas aguardando que essa área seja repassada para o patrimônio da União para que possamos iniciar o processo de construção da nova sede”, disse. Ele ponderou que certamente a obra não terá início na sua gestão, mas na de seus sucessores. Assim que a União receber a área em caráter definitivo, o TRE de Goiás vai começar o procedimento para conseguir a dotação dos recursos no Orçamento da União para a construção de sua nova sede.

Segundo Gilberto Marques, o atual Tribunal está por demais “acanhado” para atender suas necessidades. No prédio atual, localizado na Praça Cívica, no Centro da Capital, futuramente serão instaladas as dez Zonas Eleitorais de Goiânia, que atualmente estão funcionando em prédios alugados. Também estiveram presentes à reunião o diretor-geral do TRE, Saulo Ricardo de Oliveira Freitas; o secretário de Administração do Tribunal, Antônio Celso Ramos Jubé, a juíza membro do TRE, Doraci Lamar Rosa Andrade, e o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás (Sinjufego).

(Com informações da assessoria de imprensa da Segplan)

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247