O mapa das fraudes no e-commerce

Norte teve o maior risco de fraude em compras on-line no País em 2013. Apesar de a região representar apenas 4% de todas as vendas on-line efetuadas nos últimos doze meses, o índice de tentativas de fraude foi de 5,2%

Norte teve o maior risco de fraude em compras on-line no País em 2013. Apesar de a região representar apenas 4% de todas as vendas on-line efetuadas nos últimos doze meses, o índice de tentativas de fraude foi de 5,2%
Norte teve o maior risco de fraude em compras on-line no País em 2013. Apesar de a região representar apenas 4% de todas as vendas on-line efetuadas nos últimos doze meses, o índice de tentativas de fraude foi de 5,2% (Foto: Ana Pupulin)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Do Infomoney - A região Norte do Brasil teve o maior volume de tentativas de fraude no comércio eletrônico, informou um estudo da ClearSale, especializada na detecção de fraudes do e-commerce brasileiro. Apesar da região representar apenas 4% de todas as vendas on-line efetuadas nos últimos doze meses, o índice de tentativas de fraude foi de 5,2%.

A taxa é muito superior à de Sudeste, responsável por 60% das vendas do País. Ela apresentou um índice de apenas 3% de tentativas de fraude (porcentagem superior apenas à do Sul, com 1,5%). A região Nordeste tem a segunda maior taxa de tentativas de fraude, com 5%, e o Centro-Oeste aparece em seguida, com 3,4%.

O vice-presidente da ClearSale, Bernardo Lustosa, afirma que as tentativas de fraude no e-commerce acompanham as taxas de criminalidade de cada região, o que explica as altas taxas nas regiões Norte e Nordeste. "Lá, os índices de criminalidade são maiores, o que inclui tentativas de fraude na internet", conta.

Outra hipótese levantada pelo executivo está relacionada à menor experiência com a internet. "No Sudeste, mais pessoas fazem compras on-line e sabem proteger seus dados pessoas, como CPF e número do cartão de crédito. Já no Norte, menos pessoas utilizam a internet para esse fim e, por isso, há menos cuidado na hora da compra."

No Brasil, cada compra realizada na internet tem 0,35% de chances de receber uma tentativa de fraude - dado que torna o País um dos mais seguros do mundo para realizar compras na internet. "Nos Estados Unidos, por exemplo, a incidência é de 0,9%", completou Lustosa.

Como se proteger?

Para não cair em golpes e acabar com os dados pessoais ou do cartão de crédito roubados, o consumidor precisa ter alguns cuidados básicos, como evitar passar o número do cartão para pessoas desconhecidas . "O mais importante e sempre checar sua fatura para ver se não há alguma fatura desconhecida", conclui Bernardo.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email