O Recife vai respirar Frevo

Na prxima quinta-feira (9), uma srie de eventos em todo a capital pernambucana celebraro o Dia do Frevo; este ano, a data tambm homenageia os blocos Batutas de So Jos e Banhistas do Pina, que comemorem 80 anos de fundao

 O Recife vai respirar Frevo
O Recife vai respirar Frevo (Foto: Mariana Guerra/JC Imagem/AE)

Raphael Coutinho_PE247 – O mais pernambucano dos ritmos musicais tem um dia especialmente dedicado para celebrar sua existência. Na próxima quinta-feira (9), eventos em várias partes do Recife comemoram o Dia do Frevo, com programação que começa a partir das 9h. Este ano, a data também homenageia os blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina, que comemorem 80 anos de fundação.

O Pátio de São Pedro, a partir das 9h, vai receber a Rádio Frevo, com apresentação de Mateus e Catirina, executando clássicos que fazem os foliões dançar até hoje. Às 11h, ocorre a apresentação da Orquestra 19 de Fevereiro e dos passistas do grupo AJE. Às 15h, quem toma o palco com o frevo é a Orquestra Expresso e os passistas do grupo Fazendo Arte.

Outro local para acompanhar apresentações de Frevo é a Praça Maciel Pinheiro. Às 16h, a Frevioca convida a todos para participar de um cortejo do Frevo. A concentração será animada por uma orquestra e o Coral Infantil Eu Quero Maisinho. Uma clarinada, às 17h30, anuncia a saída dos brincantes, entre eles, bonecos gigantes, passistas e blocos de pau e corda, com destino ao Pátio de São Pedro.

De volta ao Pátio de São Pedro, a partir das 17h, o público confere um show com diversos artistas pernambucanos, acompanhados pela Orquestra Raízes Pernambucanas, regida pelo maestro Fábio César, e os campeões do Concurso de Passistas 2012. No mesmo horário, será inaugurada a exposição “Viva Batutas, viva Banhistas”, no Centro de Formação em Artes Visuais, casa 11 do Pátio de São Pedro. A mostra apresentará, por meio de uma instalação com diversas linguagens, a trajetória das duas agremiações aniversariantes. No local, serão lançados também um livro, um CD e documentário comemorativos.

Após a chegada do cortejo, a festa continua com a Orquestra Evocações e os corais dos blocos homenageados: Batutas de São José e Banhistas do Pina. E após as 20h, que comanda o frevo é a Orquestra Lourdinha Nóbrega.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247