Obras na Praça Portugal estão 40% concluídas

Equipes da Prefeitura receberam jornalistas para acompanhar os cronogramas de serviço. A previsão é que a nova Praça Portugal seja entregue à população em setembro, com cinco novos espaços de convivência totalmente acessíveis, novos mobiliários urbanos, paraciclo, espaços de lazer e projeto luminotécnico com lâmpadas de LED

Equipes da Prefeitura receberam jornalistas para acompanhar os cronogramas de serviço. A previsão é que a nova Praça Portugal seja entregue à população em setembro, com cinco novos espaços de convivência totalmente acessíveis, novos mobiliários urbanos, paraciclo, espaços de lazer e projeto luminotécnico com lâmpadas de LED
Equipes da Prefeitura receberam jornalistas para acompanhar os cronogramas de serviço. A previsão é que a nova Praça Portugal seja entregue à população em setembro, com cinco novos espaços de convivência totalmente acessíveis, novos mobiliários urbanos, paraciclo, espaços de lazer e projeto luminotécnico com lâmpadas de LED (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará247 - A revitalização da Praça Portugal já está com 40% dos trabalhos concluídos. Equipes da Prefeitura de Fortaleza receberam, na terça-feira (14), no canteiro de obras, jornalistas para acompanhar o cronograma de serviços. A previsão é que o equipamento seja concluído em setembro.

De acordo com o engenheiro da obra, Eduardo Costa, todo o processo de infraestrutura elétrica e a tubulação já foi finalizado e cerca de 80% do novo piso já foi implantado nos quatro espaços laterais. Na área central, foram iniciados os serviços de instalação do piso e infraestrutura elétrica. O recuo da praça central também foi concluído com a pavimentação e toda a movimentação de terra necessária para execução da obra. A expectativa é que nas próximas semanas os espaços laterais recebam os mobiliários, como caramanchão, bancos e mesas de jogos.

Técnicos da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Autarquia de urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) acompanharam todos os transplantios das árvores, que já foram finalizados. Segundo a coordenadora de políticas ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Edilene Oliveira, um dos destaques da obra é em relação à área verde, que será ampliada. A Praça Portugal conta com 114 árvores no total e pelo menos outras 15 espécies nativas serão plantadas no espaço central. “Tivemos todo um cuidado em relação às árvores da praça. Queremos transformar o local em um espaço adequado para as espécies, ampliando a área verde”, explicou.

A nova Praça Portugal atenderá quatro pontos essenciais: urbanidade e maior acessibilidade; potencial de lazer e de turismo; prioridade e rapidez para o transporte público e vias acessíveis para todos os modais. “Queremos devolver uma nova praça para a cidade, que seja um equipamento que desenha um novo espaço, com mais área de lazer e acessibilidade para todos”, comentou Manuela Nogueira, coordenadora de Elaboração de Projetos da Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

O projeto da nova praça interliga as áreas laterais com a calçada, aumentando a área de passeio. Uma série de novas intervenções serão feitas para torná-las mais acessíveis, confortáveis e estimuladoras do uso público. Estruturalmente, a Praça Portugal terá seu espaço aumentado em 37,76%, passando dos atuais 7.545,49 m² para 10.394,12 m², fazendo com que sejam cinco novos espaços de convivência totalmente acessíveis, com novos mobiliários urbanos, paraciclo, espaços de lazer e projeto luminotécnico com lâmpadas de LED, por exemplo.

Com a reforma da praça, a Avenida Dom Luís será alargada e passará a ter quatro faixas, sendo uma exclusiva para o transporte público. A faixa para bicicletas, que era interrompida na rotatória, agora terá uma estrutura contínua. Para melhorar a travessia dos pedestres, a Prefeitura também implantará passagens elevadas, facilitando o acesso à área central e oferecendo mais segurança.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247