CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Olha o Armandão aí, gente!

Sem fazer barulho, o senador transferiu, no ano passado, seu domiclio eleitoral do municpio de Ribeiro (Mata Sul) para o Recife, tornando-se uma alternativa real, dentro da Frente Popular, para a disputa pelo comando da capital pernambucana. Seria o xeque-mate do petebista?

Olha o Armandão aí, gente! (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PE247 – Comandante do bloco de partidos da Frente Popular de Pernambuco que se opõem à candidatura à reeleição do prefeito do Recife, João da Costa (PT), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) pode se configurar como a alternativa que essas legendas tanto procuram. No ano passado, de forma silenciosa, o parlamentar transferiu seu domicílio eleitoral do município de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, para a capital pernambucana. Um movimento que passou despercebido, na época, mas que pode ser determinante para o futuro da eleição majoritária recifense. Agora, o cacique petebista tem condições legais de entrar na disputa, em outubro, pelo comando do Palácio Antônio Farias, sede da Prefeitura.

De acordo com informações da assessoria de Armando Monteiro, a troca de domicílio eleitoral teria sido motivada por uma questão meramente pessoal, uma vez que eleito senador, em 2010, o petebista teria vislumbrado a possibilidade de se “metropolitanizar”. Armando, claro, deixou claro que a movimentação não tinha ligação com qualquer projeto eleitoral seu para o Recife, onde obteve a maior votação passada para o Senado: 535.109 votos no Recife. O outro senador eleito pela Frente Popular, Humberto Costa (PT), conquistou 499.522 votos na capital pernambucana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nenhum momento em que se discutiu uma alternativa ao nome do prefeito João da Costa, Armando Neto colocou seu nome como opção. Aliás, dentro do seu próprio partido, o parlamentar dava sinais de que o deputado estadual Silvio Costa Filho e o vereador Antônio Luiz Neto, que também é presidente do Santa Cruz Futebol Clube, poderiam ser indicados para a missão.

O senador nunca escondeu de ninguém que o seu grande projeto eleitoral é a tentativa de conquistar o Governo do Estado em 2014. Em entrevista ao PE247, em novembro do ano passado, Armando Monteiro Neto disse que gostaria de ter seu nome na mesa no momento em que a Frente Popular inicie as discussões sobre a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB). Na mesma entrevista, o petebista afirmara que seria importante um projeto político capitaneado pelo seu partido no Recife para, mais à frente, disputar o Estado com mais robustez. Entretanto, frisara que isso não poderia ser uma obsessão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém, o anúncio da transferência do seu domicílio eleitoral para o Recife fatalmente o colocará Armando ainda mais no centro das discussões. O senador, que tanto defende uma alternativa capaz de agregar os insatisfeitos (PTB, PDT, PSC, PP, PV, PRB), se apresenta como tal. Que outro nome dentro da Frente poderia ter esse caráter? O do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), apareceu como alternativa, no ano passado, mas o auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) é do mesmo partido do governador Eduardo Campos e suas movimentações teriam que passar necessariamente pelo crivo do gestor, que preside nacionalmente os socialistas. E talvez, neste momento, não fosse interessante para Campos contrariar o PT, devido ao grande número de alianças que se vislumbra em todo o País entre as duas legendas, aliada à ligação entre as duas siglas no Governo Federal. Armando, como vem mostrando, tem muito mais liberdade neste caso.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO