CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Operação reduz acidentes com motos no Estado

Como resultado da Operação Retorno das Praias, realizada aos domingos pelo Detran, o número de atendimentos a acidentados no IJF caiu de 87 para 35. Em todo o ano passado, foram 732 mortes em consequência de acidentes com motocicletas

Como resultado da Operação Retorno das Praias, realizada aos domingos pelo Detran, o número de atendimentos a acidentados no IJF caiu de 87 para 35. Em todo o ano passado, foram 732 mortes em consequência de acidentes com motocicletas (Foto: Rodrigo Rocha)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A redução de 60% das internações no Instituto Dr. José Frota (IJF) por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é o resultado mais relevante da Operação Retorno das Praias que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou no domingo, 22 de março. No domingo anterior, 15 de março, o IJF fez 102 atendimentos relacionados ao trânsito, 87 deles envolvendo motociclistas. No domingo da primeira operação do Detran, o número de atendimentos no IJF por traumas de trânsito diminuiu para 53. Esse número representa 49 atendimentos a menos. O atendimento a motociclistas acidentados diminuiu ainda mais, para 35, que representam 52 atendimentos a menos.

A Operação Retorno das Praias terá prosseguimento neste domingo, 29 de março, com a abordagem exclusiva dos condutores de motocicletas. Para realizar operação, o Detran conta com agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e mobiliza dez equipes que fazem o trabalho de fiscalização ao mesmo tempo, das 12 às 18 horas. Nas abordagens, os motociclistas fazem o exame do bafômetro. A recusa ao teste é o indício de que o condutor está alcoolizado. Com isso, a notificação é registrada com base na Lei Seca. O resultado da primeira operação foi reconhecido pelos profissionais de saúde do IJF, pela queda do número de vítimas de acidentes de motocicleta. Foram quase 70 motocicletas apreendidas por estarem circulando irregularmente na via pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao assumir a Secretaria da Saúde do Estado, o secretário Carlile Lavor destacou a importância da valorização da vida, através de atitudes de promoção e prevenção. Ele citou, como exemplo, a prevenção aos estragos da dobradinha perigosa bebida e direção, principalmente de motocicletas. Como idealizador do Programa Agentes Comunitários de Saúde, em 1987, quando foi secretário da Saúde do Estado pela primeira vez, Carlile Lavor disse que vai mobilizar e envolver os 15 mil Agentes Comunitários de Saúde no trabalho de educação e prevenção para evitar acidentes e óbitos no trânsito. A operação, articulada pela Secretaria das Cidades e iniciada pelo Detran, indica que a efetiva prevenção mostra resultados.

 O Ceará registrou em todo o ano passado 732 mortes em consequência de acidentes com motocicletas e 5.109 internações, até novembro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2010, o maior número de óbitos ocorreu em 2012, com 841 mortes de motociclistas e garupeiros, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O recorde de internações em consequência de acidentes de moto no Estado aconteceu em 2013, com 5.873 registros no Sistema de Informações Hospitalares (SIA/SUS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Da assessoria do Governo do Estado

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO