Óperas e ballets, no escurinho do cinema

Exibidos na telona ao redor do mundo, espetculos do Met, Bolshoi e The Royal Opera House tm audincia cativa tambm no Brasil

Óperas e ballets, no escurinho do cinema
Óperas e ballets, no escurinho do cinema (Foto: Divulgação)

Luciane Macedo _247 - Desde que o Metropolitan Opera iniciou, na temporada 2006-2007, o ambicioso projeto de transmitir óperas ao vivo, em alta definição, direto de Nova York para cinemas de todo o mundo, outras grandes companhias de ballet e ópera, como o Ballet Bolshoi, de Moscou, e o The Royal Opera House, de Londres, vem deleitando fãs no escurinho do cinema, com requintes de 3D, e conquistando novos espectadores muito além de suas fronteiras.

No Brasil, as grandiosas montagens do Met e do Bolshoi também levam um público cativo e cada vez mais numeroso aos cinemas. Este ano, as modernas releituras do ROH, já exibidas em mais de 600 salas em todo o mundo, chegam ao país com exclusividade pela rede Cinemark. O ballet "Romeu e Julieta" e a ópera "Rigoletto", de Verdi, terão transmissão ao vivo, com som digital 5.1, projeção 2k de alta definição e legendas em português.

"As releituras atuais do ROH permitem conquistar mais espectadores, abrangendo também um público mais jovem", comenta Bettina Boklis, diretora de Marketing da Cinemark Brasil. "Esperamos atingir a todos, unindo espetáculos de qualidade inquestionável com um formato mais próximo do nosso cotidiano".

Para incrementar ainda mais o sabor das apresentações, a rede Cinemark firmou parceria com o especialista em ópera e música clássica Marcel Gottlieb, que vai comentar as montagens do ROH e mediar debates com outros experts antes das exibições. "Tosca", de Puccini, inaugurou a temporada nacional no fim de fevereiro. Confira, abaixo, o calendário completo das exibições do ROH nas salas Cinemark e trailers dos espetáculos.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, um dos destaques da programação de óperas e ballets da rede Kinoplex para este ano é o espetáculo do Met "A Ilha Encantada", com música de grandes mestres do barroco e participação de Placido Domingo. Mais duas exibições inéditas estão previstas: "O Corsário" do Bolshoi, que terá transmissão ao vivo, e a montagem do Met para "Ernani", de Verdi. As datas que haviam sido divulgadas no início de fevereiro foram alteradas e o novo calendário ainda não foi definido.

A rede UCI, que exibiu "A Valquíria", de Wagner, ao vivo do Met, em maio do ano passado, fechando 2011 com o "Quebra Nozes" do Bolshoi, ainda não divulgou sua programação para 2012.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Giselle | Romeu e Julieta

Cendrillon (Cinderela)

Rigoletto | Così Fan Tutte

Il Trittico | Macbeth

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247