Os amistosos do Brasil são suspeitos de terem enriquecido cartolas ilegalmente

Começa nesta segunda-feira (25) o julgamento de Sandro Rosell, acusado na Espanha por ter promovido lavagem de dinheiro para beneficiar o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira; as investigações apontaram que, a cada amistoso, uma conta secreta em Andorra recebia um depósito de milhares de euros; existe a suspeita de que 17 amistosos da Seleção Brasileira serviram para lavagem de dinheiro

Os amistosos do Brasil são suspeitos de terem enriquecido cartolas ilegalmente
Os amistosos do Brasil são suspeitos de terem enriquecido cartolas ilegalmente (Foto: Russell Cheyne/Reuters)

247 - Começa nesta segunda-feira (25) o julgamento de Sandro Rosell, acusado na Espanha por ter promovido lavagem de dinheiro para beneficiar o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. As investigações apontaram que, a cada amistoso, uma conta secreta em Andorra recebia um depósito de milhares de euros.

Em sua coluna no UOL, Jamil Chade reforça que, em 2013, revelou "como um acordo secreto entre Rosell, CBF e a empresa que mantinha os direitos sobre os jogos do Brasil – a ISE – rendeu ao cartola 8,4 milhões de euros. Oficialmente, o pagamento feito pela ISE aos cartolas era por conta da ajuda que o catalão prestou por fechar contratos para a CBF para a organização dos jogos".

"Mas o Ministério Público da Espanha não tem a mesma opinião e o acusa de ter promovido um desvio de recursos e lavagem de dinheiro, em cada um desses amistosos. Ainda há a acusação de que o dinheiro, em parte, acabaria com o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em contas secretas", afirma. "O brasileiro, segundo a investigação, chegou a ter um cartão de crédito 'platinum' que dava acesso a esse dinheiro. O jogo contra a Irlanda, portanto, rendeu ao esquema dos cartolas 490 mil euros numa conta em Andorra, no Andbank. Ou seja, R$ 2 milhões. Mas ele seria apenas o primeiro de uma longa série de amistosos naquele ano, todos muito rentáveis aos dirigentes. Mas com um propósito esportivo questionável".

Segundo o colunista, "as investigações dos fiscais espanhóis são reveladoras". "No dia 26 de março de 2008, o Brasil enfrentaria a Suécia. Enquanto os jogadores suavam a camisa, os cartolas levavam mais 242 mil euros. Em junho, mais dois amistosos também entraram na lista de pagamentos. No dia 1º daquele mês, Brasil enfrentaria o modesto Canadá e, no dia 7, a fraca seleção da Venezuela. No total, os dois jogos renderiam 484 mil euros para a conta secreta".

Outro lado

No documento que entrega ao Judiciário espanhol para se defender, Rosell e seus advogados admitem o recebimento do dinheiro, mas negam desvios de dinheiro dos amistosos e muito menos lavagem de dinheiro.

Segundo eles, os procuradores "se equivoca gravemente" e os valores eram comissões recebidas de forma lícita por questão de uma intermediação dos contratos.

A defesa afirmou que Rosell "trabalhou durante seis meses estudando a rentabilidade do investimento e participando das negociações prévias do contrato, ocupando-se posteriormente de supervisar sua execução correta".

Advogados também disseram que citarão uma carta enviada pela CBF, em 2018, em que a entidade diz não se sentir prejudicada pelos contratos assinados por Rosell. "Depois de investigações internas, o contrato que esta confederação assinou com a ISE, com a intermediação de Sandro Rosell, supôs condições mais favoráveis aos interesses da CBF e conta que a intermediação tenham produzido um prejuízo à CBF, posto que o valor pago pelas partidas amistosas da seleção aumentou sensivelmente".

Confira abaixo a lista de amistosos sob suspeita publicada na coluna do jornalista: 

LISTA DE AMISTOSOS SOB SUSPEITA

6 DE FEVEREIRO DE 2007 – PORTUGAL X BRASIL

24 DE MARÇO DE 2007 – BRASIL X CHILE

27 DE MARÇO DE 2007 – BRASIL X GANA

1º DE JUNHO DE 2007 – INGLATERRA X BRASIL

5 DE JUNHO DE 2007 – TURQUIA X BRASIL

5 DE AGOSTO DE 2007 – BRASIL X ARGÉLIA

13 DE SETEMBRO DE 2007 – BRASIL X MÉXICO

6 DE FEVEREIRO DE 2008 – IRLANDA X BRASIL

26 DE MARÇO DE 2008 – SUÉCIA X BRASIL

1 DE JUNHO DE 2008 – CANADÁ X BRASIL

7 DE JUNHO DE 2008 – BRASIL X VENEZUELA

27 DE JULHO DE 2008 – SINGAPURA X BRASIL

1º DE AGOSTO DE 2008 – BRASIL X VIETNÃ

10 DE FEVEREIRO DE 2009 – BRASIL X ITÁLIA

12 DE AGOSTO DE 2009 – ESTÔNIA X BRASIL

14 DE NOVEMBRO DE 2009 – INGLATERRA X BRASIL

17 DE NOVEMBRO DE 2009 – OMÃ X BRASIL

Ao vivo na TV 247 Youtube 247