CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Os times se definem

Com direito a mais surpresas de última hora, principais partidos escolhem seu lado na polarizada eleição da capital mineira, entre Patrus Ananias (PT) e Marcio Lacerda (PSB). PDT supreende e apoiará a reeleição do prefeito. PCdoB muda de lado e opta pelo petista. Pleito deverá definido em apenas um turno

Os times se definem (Foto: Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minas 247 - Depois das surpresas de última hora, as coligações finalmente se definem em Belo Horizonte e prometem uma eleição disputada, ao contrário do que se imaginava até a semana passada. O rompimento do PT com o PSB - ou o contrário, dependendo do ponto de vista -, com consequente saída da coligação de apoio à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB) e lançamento do ex-ministro petista Patrus Ananias, alterou completamente o quadro.

Inicialmente, o quadro parecia promissor para Patrus e o PT, que conseguiram o apoio do maior partido brasileiro em número de filiados, o PMDB. Isso foi o suficiente para levar o grupo do senador Aécio Neves a agir em busca de mais apoios para Lacerda, com direitos a duas grandes surpresas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A primeira foi o apoio do deputado estadual do PV, Délio Malheiros. Ligado a Aécio, Délio era, no entanto, um dos mais contundentes críticos da gestão de Lacerda na Prefeitura de Belo Horizonte. Apesar disso, anunciou a desistência de sua candidatura e entrou como vice do candidato do PSB.

Surpreendente também foi a posição do PDT. O partido, majoritariamente alinhado com os aecistas no estado, havia indicado o deputado federal Mario Heringer como vice de Leonardo Quintão, que havia sido escolhido candidato pelo PMDB. Quintão abandonou a candidatura, apoiou Patrus e a impressão era que os pedetistas fariam o mesmo, até por fazerem parte da base de apoio a Dilma Rousseff em Brasília. Supreendentemente, porém, o partido fundado por Leonel Brizola anunciou na tarde desta quinta-feira que estará na coligação pró-Lacerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PMDB, por sua vez, depois de muita discussão, optou por indicar um nome menos polêmico para ser vice de Patrus: o ex-presidente da Eletrobrás e ex-deputado federal Aloísio Vasconcelos, que coordenou a campanha de Hélio Costa (PMDB) nas eleições de 2010.

Outro candidato que havia sido aprovado em convenção, o deputado federal Eros Biondini, do PTB, também desistiu. Ligado à renovação carismática, grupo conservador da igreja católica, Biondini, também muito próximo de Aécio, vai apoiar o candidato do PSB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PCdoB mudou de lado. Estava com Lacerda e pulou para a coligação de Patrus. A direção municipal da legenda alega que a ruptura de PT e PSB criou uma polarização entre dois projetos na capital mineira. “Nós achamos que a opção do Lacerda o aproxima mais ainda do PSDB”, diz a presidente do PCdoB de Belo Horizonte, Dalva Stela. “Ao optarmos por Patrus estamos optando por Dilma e Lula, parceiros no nosso projeto nacional.”

A nova configuração dos partidos deverá fazer com que a eleição em BH seja decidida em primeiro turno. Além de Lacerda e Patrus, sobraram apenas candidaturas ligadas a legendas nanicas, que quase sempre pontuam muito pouco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO