Papa: Dinheiro e prazer são "ídolos passageiros"

Ao rezar missa, em português, na Brasílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior paulista, Francisco destaca três posturas necessárias aos cristãos: "conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria"; o pontífice desembarcou por volta das 10h10 na cidade, onde desfilou no papamóvel; ele também fez uma oração na Capela dos Apóstolos

Papa: Dinheiro e prazer são "ídolos passageiros"
Papa: Dinheiro e prazer são "ídolos passageiros" (Foto: Thiago Bernardes/FRAME)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Na primeira homília no Brasil, o papa Francisco trouxe três mensagens aos milhares de fiéis que acompanham sua visita ao país. "Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria", disse o pontífice que reza a missa em português. A leitura escolhida para a celebração foi a passagem em que Jesus faz o seu primeiro milagre, ao transformar água em vinho. A missa continua na Brasílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O pontífice destacou que diante das dificuldades enfrentadas é preciso seguir confiante da presença de Deus. Ele ressaltou ainda o fascínio que "o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer" exercem na vida, especialmente dos mais jovens. "Nossos jovens não precisam de coisas, mas, sobretudo, de valores imateriais, que são a memória de um povo, o coração de um povo", declarou. O papa falou ainda da força da juventude como motor para a sociedade e para a Igreja.

O santo padre citou a passagem lida no evangelho e a história de Nossa Senhora Aparecida para destacar a importância de se deixar surpreender por Deus. Ele recebeu como presente a imagem da santa, que é padroeira do Brasil, antes da celebração. "A história desse santuário serve de exemplo. Aqui, em um lugar de pesca infrutífera, todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe. Deus sempre surpreende, como vinho novo. Sempre nos reserva o melhor. Ele pede que nos surpreendamos pelo seu amor", disse.

Por fim, papa Francisco falou sobre a alegria que devem emanar os cristãos. "Os cristãos nunca devem estar tristes. Deus nos acompanha e temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos. Se estivermos verdadeiramente próximos de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, isso contagiará quem estiver do nosso lado", declarou.

Papa faz oração na Capela dos Apóstolos

Marli Moreira, repórter da Agência Brasil - Aparecida (SP) - O papa Francisco desembarcou por volta das 10h10 e desfila no papamóvel pelas ruas da cidade de Aparecida, no interior paulista. Depois, se dirige para a Capela dos Apóstolos, localizada atrás da imagem de Nossa Senhora Aparecida. No local, faz uma pequena oração acompanhado de sacerdotes redentoristas e diocesanos, além da comitiva papal.

Muitos fiéis ainda aguardam na fila para entrar na basílica. Entre eles, a dona de casa Alzira Gomes de Campos, 51 anos, de Taubaté. Ela demonstrou ter muita esperança no pontificado do papa Francisco justificando que ele deverá fazer grandes mudanças. Orgulhosa, ela apontou o filho Vagner Gomes de campos, ao seu lado de 31 anos, que cursa teologia.

A dona de casa Juliana Calil, 28 anos, de Florianópolis (SC) disse que apesar de morar hoje na Itália e poder ver o papa com mais facilidade do que a maioria dos brasileiros, fez questão de vir a Aparecida porque aqui, segundo ela, tem um valor especial por ser brasileira. "Acho que ele vai trazer muitos católicos de volta para a Igreja que estava precisando de uma pessoa como ele voltada mais para Jesus Cristo", disse.

Fiéis aguardam na chuva

Milhares de pessoas passaram a noite sem dormir em Aparecida à espera do papa Francisco, que irá celebrar missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na segunda visita ao local, a primeira na condição de pontífice.

Às 4h30, não havia mais vaga nos estacionamentos. A entrada de carros e ônibus foi controlada para que a quantidade ficassem em pouco mais de 2 mil.

O movimento de romeiros começou a aumentar às 21h de ontem (23), quando já era muito grande o número de peregrinos na fila para pegar a senha de acesso ao interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A distribuição de senhas começou às 5h.

Mesmo sob o frio e a chuva que duraram toda a madrugada, fiéis de várias idades entre os quais muitos idosos permaneceram na fila.

Alguns improvisaram barracas com plásticos outros vieram prevenidos com barracas de acampamento, capa de chuva, casacos, forros e até cobertores enrolados no corpo.

Além dos fiéis na fila, uma multidão já ocupa a praça em frente à basílica para acompanhar a chegada do santo padre e a cerimônia por meio de telões. Pela programação oficial, o pontífice deveria chegar às 9h30, mas pode haver um atraso de meia hora em razão da mudança no esquema da viagem do Rio até Aparecida.

O santo padre viria de helicóptero, mas com o tempo chuvoso os organizadores decidiram usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com desembarque previsto na cidade vizinha, em São José dos Campos, de onde o trajeto poderá ser finalizado de helicóptero ou de carro. Vai depender das condições do tempo.

A missa deve ser celebrada às 10h30 e, ao término, o papa Francisco irá até a Tribuna Bento XVI, que fica na parte de fora da basílica, para dar a bênção aos devotos. Às 12h30, ele deixa o Santuário Nacional em direção ao Seminário Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade no papamóvel.

Às 15h30, ele retorna à basílica de papamóvel, encerrando a visita por volta das 16h. Esta é a terceira visita de um papa a Aparecida. João Paulo II esteve neste local, em 1980 e Bento XVI, em 2007. Nesse mesmo ano, o cardeal Jorge Mário Bergoglio, hoje papa Francisco, participou em Aparecida da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247