Parte da cobertura da Arena Pernambuco chega ao Estado

Montagem da estrutura, que corresponde a 25% do total e foi fabricada na Espanha, será feita na ala sul do estádio

Portal da Copa - Palco de três jogos da Copa das Confederações de 2013 e de cinco partidas da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pernambuco avançou mais uma importante etapa em seu plano de aceleração da obra. Chegaram ao estado os primeiros contêineres com 25% da cobertura do estádio, que está sendo construído em São Lourenço da Mata, a 19 km de Recife. A previsão é que, ainda neste mês, a estrutura metálica comece a ser montada em solo, na área externa da arena para, em seguida, ser erguida até os pilares de concreto em construção.

A parte restante da coberta já está fabricada na Espanha e aguarda embarque em direção ao Porto de Suape. A montagem da cobertura começará pela ala sul do estádio. O espaço externo desse setor já está preparado para receber as peças dessa estrutura metálica, e um guindaste com capacidade para 400 toneladas aportou no canteiro de obras para agilizar o procedimento. Após a conclusão da área sul, a instalação seguirá pelas alas sudeste e sudoeste e assim sucessivamente, fechando a armadura, até chegar ao lado norte e cobrindo 80% dos assentos, no total.

Cobertura

Fabricada na cidade espanhola de San Sebastián, na região do País Basco, a cobertura terá 20 mil m² e será montada em 10 módulos, lembrando um grande quebra-cabeça. Inspirado no Estádio Anoeta, da equipe do Real Sociedad de Fútbol, o modelo de cobertura permite uma instalação mais ágil, uma vez que sua execução pode ocorrer em paralelo a outras fases da obra. Por essa razão, o material previsto originalmente no projeto foi revisto, e um novo fornecedor foi definido, com o objetivo de acelerar a construção da arena.

Para quem quiser acompanhar as obras da Arena Pernambuco, o site da construtora Odebrecht Infraestrutura disponibiliza imagens da construção com uma hora de diferença do tempo real em que elas foram registradas. As imagens estão disponíveis diariamente, das 8h às 20h.

Fontes: Secopa-PE e Consórcio Arena Pernambuco

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247