CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Partidos da base de Rui governam mais da metade dos municípios baianos

No balanço final das eleições municipais deste ano, o governador Rui Costa saiu vitorioso na soma dos prefeitos eleitos que integram sua base de apoio na Assembleia Legislativa; o PT (partido do governador) foi a legenda que mais perdeu prefeituras em comparação com a disputa de 2012 (caiu de 93 para 39 neste ano), mas em contrapartida os partidos que integram a base de apoio do governo mantêm a liderança no número de prefeitos; é o caso, por exemplo, do PSD; a sigla elegeu 82 gestores neste ano, e passa a ter a maior representação no Executivo municipal em todo o estado; no total, os partidos da base de Rui Costa detêm o comando de 270 dos 417 municípios baianos

Rui Costa (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - No balanço final das eleições municipais deste ano, o governador Rui Costa saiu vitorioso na soma dos prefeitos eleitos que integram sua base de apoio na Assembleia Legislativa (ALBA). O PT (partido do governador) foi a legenda que mais perdeu prefeituras em comparação com a disputa de 2012 (caiu de 93 para 39 neste ano), mas em contrapartida os partidos que integram a base de apoio do governo mantêm a liderança no número de prefeitos.

É o caso, por exemplo, do PSD (Partido Social Democrático), do senador Otto Alencar. A sigla elegeu 82 gestores neste ano (entre eleitos e reeleitos), e passa a ter a maior representação no Executivo municipal em todo o estado. No total, os partidos da base de Rui Costa detêm o comando de 270 municípios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de PT e PSD, as siglas que compõem a base do Executivo na Assembleia são PP, do vice-governador João Leão, com 57 prefeitos eleitos; PSB, da senadora Lídice da Mata, com 21 vitoriosos; PR, com 19; PDT, com 18; PSL, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, com 15 prefeitos; PCdoB, com 12. PR não têm representação no Legislativo atualmente.

As legendas de oposição ao governo Rui conquistaram 142 prefeituras. Quem lidera a lista é o PMDB, que conquistou 47 prefeituras. Em seguida aparece o Democratas, que, puxado pelo 'fenômeno' ACM Neto, saltou de nove eleitos nas eleições de 2012 para 34 neste ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fazem oposição ao governo do Estado ainda PSDB, que conquistou 19 prefeituras; PRB, com 9; PSC, com 6; PPS, também com 6; Rede, com 3; PTB, com 11 e o PTdoB, Solidariedade e PTC, que elegeram um prefeito cada.

Apesar de o PT ter saído enfraquecido das urnas, a situação do governador Rui Costa não ficou tão delicada quanto se pode pensar para a disputa de 2018, quando ele provavelmente tentará se reeleger. Pouco mais de 60% do total do eleitorado baiano está espalhado em cidades que têm menos de 50 mil eleitores, e nessas os partidos da base de Rui têm maioria absoluta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO