Paulo Garcia vive crise da saúde desde o ano passado

Prefeito, que é médico, convive com caos no sistema de saúde municipal. 398 médicos pediram demissão dos quadros da prefeitura somente neste primeiro semestre. Unidades de saúde (Cais) sofrem com falta de profissionais e de insumos básicos. Estrutura precária e baixos salários dificultam preenchimento de 188 vagas

Paulo Garcia vive crise da saúde desde o ano passado
Paulo Garcia vive crise da saúde desde o ano passado
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247_ Por ironia do destino, o maior desafio nos dias de hoje para o prefeito Paulo Garcia está numa área que ele conhece bem: a saúde. O petista é médico e desde o ano passado, antes mesmo de ser candidato à reeleição, já estava vivia crise no sistema de saúde municipal.

O principal problema está nos chamados Cais, as unidades saúde de pronto atendimento mantidas pela prefeitura. Os locais sofrem com a falta de estrutura e, principalmente, com a falta de médicos. Somente neste semestre, 398 profissionais pediram demissão da Secretaria Municipal de Saúde. Os motivos alegados pela maioria são baixos salários e falta de condições de trabalho.

A prefeitura contratou 860 médicos, mas ainda há um déficit  de 188 profissionais. Jornais e emissoras de TV têm mostrado quase que diariamente o caos na saúde municipal. Em algumas unidades já houve falta de medicamentos básicos como antibióticos e remédios para dor de cabeça.

Há uma semana, cinco dois seis médicos plantonistas do Cais do Jardim Novo Mundo pediram demissão, alegando falta de estrutura para realizarem o trabalho. A prefeitura, por meio da secretaria, admite a dificuldade na contratação de médicos e tenta diminuir o fluxo de pessoas nos Cais direcionando os pacientes para as unidades básicas de atendimento da família.

No entanto, esses locais também sofrem com a falta de estrutura. A TV Anhanguera mostrou em reportagem na semana passada que funcionários da unidade do Bairro Goiás juntaram dinheiro dos próprios bolsos para comprarem um aparelho de aferir pressão.

Eleições

Apontado como um dos nomes do PT para a disputado do governo do Estado, Paulo Garcia terá que estancar o quanto antes a crise na saúde. Sua avaliação na pesquisa Serpes caiu e alguns petistas aproveitam para exaltar o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide. 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247