CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

PDVSA pode ficar fora de refinaria em Pernambuco

A participação da PDVSA na Refinaria Abreu e Lima (Rnest) parece cada vez mais distante. O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, afirmou que as tentativas de negociação com a estatal venezuelana foram interrompidas desde o último dia 29 de fevereiro; de acordo com o dirigente, a morte de Hugo Chávez e as eleições presidenciais na Venezuela podem ter atrapalhado o andamento das discussões a respeito dos investimentos que estão sendo feitos na Rnest, em construção em Suape, Grande Recife

PDVSA pode ficar fora de refinaria em Pernambuco
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PE247 – A participação da PDVSA na Refinaria Abreu e Lima (Rnest) parece cada vez mais distante. O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, afirmou que as tentativas de negociação com a estatal venezuelana foram interrompidas desde o último dia 29 de fevereiro. De acordo com o dirigente, a morte de Hugo Chávez e as eleições presidenciais na Venezuela podem ter atrapalhado o andamento das discussões a respeito dos investimentos que estão sendo feitos na Rnest, em construção no Complexo Industrial e Portuário de Suape, Grande Recife. O empreendimento está orçado em US$ 21 bilhões e, segundo Consenza, está com 73% de conclusão.

Após a morte de Hugo Chávez, a Venezuela passou por um processo eleitoral delicado, já que a oposição contestou a eleição de Nícolas Maduro. Porém, Consenza reforça que, independentemente, dos problemas enfrentados pela Venezuela, a Petrobrás continuará tocando obra e, se for necessário, sozinha. “Não vamos parar o projeto por causa da Venezuela”, declarou, conforme o jornal Folha de S. Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A parceria entre Brasil e Venezuela foi anunciada em 2006 pelo então presidente Lula (PT). Ficou decidido que a PDVSA ficaria com 40% do empreendimento e a Petrobrás com 60%. A estatal venezuelana nunca deu garantias de que assumiria a sua parte na Rnest, conforme previsto no acordo. Curiosamente, cogitou-se a possibilidade de a PDVSA fazer o pagamento em óleo cru ao invés de pagar em dinheiro. Mas as negociações não avançaram.

A refinaria Abreu e Lima, orçada inicialmente em US$ 2,3 bilhões, terá capacidade para processar 115 mil barris de petróleo por dia quando estiver pronta, em novembro de 2014, um atraso de quatro anos. Outros 115 mil serão produzidos a partir de maio de 2015.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo Consenza, o consumo médio no país cresce 4,2% ao ano com a conclusão de empreendimentos como a Refinaria Petroquímica do Rio de Janeiro (Comperj), com 52% de execução.  Caso este crescimento seja mantido, o Brasil poderá se tornar autossuficiente em petróleo entre 2018 e 2020. O dirigente informou, também, que o custo do refino caiu 11% do primeiro trimestre deste ano em comparação com igual período de 2012, enquanto a produção de derivados de petróleo aumentou 6%.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO