Pedaço gigante de gelo se desprende da última plataforma no Ártico

Um pedaço gigante de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo restante na Groenlândia. A área afetada soma quase 110 quilômetros quadrados

(Foto: Copernicus Data/ESA/Sentinel-2B via BBC)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Um pedaço gigante de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo restante na Groenlândia, no polo norte. A área afetada soma quase 110 quilômetros quadrados, o equivalente à metade do tamanho da cidade do Recife (PE). A informação foi publicada pela BBC.

"A atmosfera dessa região esquentou quase 3ºC desde 1980", afirmou Jenny Turton, pesquisadora do clima da Universidade Friedrich-Alexander, na Alemanha. "Além disso, em 2019 e 2020 houve recordes de calor no verão", complementou.

A plataforma de gelo se partiu em duas, com uma pequena parte indo em direção ao norte. 

As imagens de satélite e as altas temperaturas do ar registradas são evidências do alto número de lagoas derretidas na região.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email