Pernambuco celebra sua Data Magna

Estado reverencia nesta tera-feira (6) uma das mais importantes insurreies da Histria do Brasil: a Revoluo Pernambucana

Pernambuco celebra sua Data Magna
Pernambuco celebra sua Data Magna (Foto: Carlos Oliveira/Pref. Recife)

Raphael Coutinho _PE247 – O dia 6 de março é uma das datas mais importantes para o Estado. Nele, é comemorado a Data Magna de Pernambuco, dia em que teve início a Revolução Pernambucana, conhecida também como Revolução dos Padres, em 1817, numa época em que Pernambuco ainda era uma província do Brasil. Inspirada na Revolução Francesa, a Revolução Pernambucana foi desencadeada em razão da crise econômica que afetava a região e pelo absolutismo monárquico português. O fato se tornou um dos precedentes para a independência do Brasil e a proclamação da República, que ocorreram em seguida.

Em 2007, a Lei número 13.386, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) definiu o dia 6 de março como a Data Magna do Estado. A escolha foi feita abertamente, por votação popular. Desde então, o dia é tido como importante para se lembrar dos antepassados que enfrentaram, durante pouco mais de dois meses, o poderio opressor de Portugal.

A data também marca a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Guararapes. Este ano, serão homenageados pelo Governo do Estado o vereador Liberato Costa Júnior, o Galo da Madrugada, o Homem da Meia-Noite, o músico Naná Vasconcelos, a ex-deputada estadual Terezinha Nunes, autora do projeto de Lei na época, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, entre outros.

Concorreram outras quatro datas, selecionadas pelo historiador Leonardo Dantas Silva e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco. Foram elas: 13 de janeiro (Execução de Frei Caneca, em 1825), 27 de janeiro (Restauração Pernambucana com a expulsão dos holandeses, em 1654), 5 de outubro (Convenção de Beberibe, quando Pernambuco ficou independente de Portugal, em 1821) e 10 de novembro (Bernardo Vieira de Melo proclamou a República no Senado de Olinda, em 1710).

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247