Pernambuco cria o seu próprio ProUni

Batizado de Formao do Sistema nico de Sade (FormaSUS), o programa oferece 304 vagas para alunos j cadastrados no ProUni, do Governo Federal, em universidades particulares do Estado; ocritrio de avaliao ser a ordem de classificao a partir das melhores notas

Pernambuco cria o seu próprio ProUni
Pernambuco cria o seu próprio ProUni (Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Raphael Coutinho _PE247 – O Governo de Pernambuco vai oferecer uma espécie de ProUni estadual para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou bolsistas da rede particular. São 304 vagas, com bolsas integrais na área de saúde. Batizado de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS), as vagas serão ofertadas para alunos já cadastrados no ProUni, do Governo Federal, em universidades particulares do Estado.

As 304 vagas serão distribuídas nos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Serviço Social e Psicologia. A previsão é que a seleção já comece neste mês de março.

O critério de avaliação será a ordem de classificação a partir das melhores notas. Também serão feitas algumas exigências. Os interessados devem residir em Pernambuco. O processo para a seleção dos contemplados deverá ser concluído no segundo semestre, quando a lista de aprovados do Prouni for divulgada.

O objetivo do programa, segundo o próprio governador Eduardo Campos, é formar mão-de-obra para trabalhar no Estado. "Você não faz saúde se não tiver recursos humanos. Esperamos formar esse jovem e que ele possa olhar para os pobres, para o Estado, e tratá-lo com dedicação", espero o gestor.

O Estado não terá custos com o programa, já que será uma espécie de contrapartida por parte das instituições privadas, sendo 17 de ensino superior e 34 de nível técnico. A rede estadual de Saúde oferece 3.043 vagas de estágio curricular obrigatório a alunos de graduação dessas instituições. Eles assistem às aulas e aprendem na prática as atividades desenvolvidas em hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e laboratórios.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247