Pesquisa aponta Marina ou Serra no segundo turno

Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada agora, em primeira mão, pelo 247, aponta um resultado surpreendente para a sucessão presidencial; no quadro atual, a presidente Dilma Rousseff enfrentaria um segundo turno contra Marina Silva, que tenta criar a Rede Sustentabilidade, ou José Serra, que ainda está no PSDB; os dois aparecem tecnicamente empatados:  ela com 19,6% e ele com 18,5%; Dilma tem 32,1%; o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) figura com 11,13% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem 4,29%

Pesquisa aponta Marina ou Serra no segundo turno
Pesquisa aponta Marina ou Serra no segundo turno
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Uma pesquisa nacional de intenções de voto para presidente da República, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, de Curitiba, pode apimentar as disputas partidárias. Pela primeira vez, os tucanos Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra foram colocados no mesmo cenário, como se disputassem a eleição por legendas diferentes – um cenário ainda não descartado, uma vez que Serra pode migrar para o PPS, de Roberto Freire.

O resultado é surpreendente e, além de forçar um segundo turno com a presidente Dilma Rousseff, que teria 32,08% das intenções de voto, coloca Serra no páreo, disputando a posição, cabeça a cabeça, com Marina Silva. Eis os números:

Dilma Rousseff .... 32,08%

Marina Silva ........ 19,64%

PUBLICIDADE

José Serra .......... 18,54%

Aécio Neves ........ 11,13%

Eduardo Campos ..  4,29%

PUBLICIDADE

Segundo Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, diretor da Paraná Pesquisas, foram ouvidos 2.502 eleitores, em 169 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 15 de setembro. O levantamento de margem de erro de dois pontos, o que significa que, no quadro captado pela pesquisa, Serra e Marina estariam tecnicamente empatados.

Ontem, Aécio Neves disse pressentir que Serra estará ao seu lado na disputa de 2014. O tucano ainda tenta provocar prévias no PSDB, mas essa possibilidade é considerada remota. Um destino possível é o PPS, de Roberto Freire, que afirmou que prorrogará o tempo de espera para a decisão de Serra.

O Instituto também pesquisou outro cenário, com Serra fora do páreo. Neste quadro, também haveria segundo turno, mas com Marina Silva. Eis os números:

PUBLICIDADE

Dilma Rousseff ..... 34,47%

Marina Silva ......... 23,41%

Aécio Neves ......... 15,36%

Eduardo Campos ..  7,70%

Curiosamente, os votos de Serra não seriam herdados preferencialmente por Aécio. Quem mais se beneficiaria seria Marina Silva, com 28,8%, seguido por Aécio com 19,4%. Até mesmo Dilma beliscaria 18,1% dos votos de Serra, seguida por Eduardo Campos, com 11,6%.

Outro cenário pesquisado pelo Paraná Pesquisa coloca Serra como o candidato do PSDB, após uma improvável prévia interna. Confira os números:

Dilma Rousseff ..... 32,17%

Marina Silva ......... 22,46%

Aécio Neves ......... 21,65%

Eduardo Campos ..  7,65%

Neste contexto, Serra herdaria a maior parte dos votos de Aécio – 38%, seguido de Marina Silva, Dilma e Eduardo Campos.

Leia também a análise da pesquisa feita pelo Blog do Esmael.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE

Apoie o 247

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email