Pesquisa: Renan Filho ultrapassa Rui em Maceió

Pesquisa realizada pelo Ibrape, em Maceió, entre 27 e 29 de julho com 1,5 mil eleitores, mostra o governador Renan Filho (PMDB) numericamente à frente de Rui Palmeira (PSDB) num eventual embate para o governo em 2018, pela primeira vez; segundo o Ibrape ficaria assim: Renan Filho 21%, Rui Palmeira 20%, JHC (PSB) 14% e Mário Agra (Rede) 2%; margem de erro é de 3%

Foto:Yvette Moura/SECOM
Foto:Yvette Moura/SECOM (Foto: Voney Malta)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Edivaldo Junior/gazetaweb.com - Acaba de sair do forno pesquisa Ibrape em Maceió. Como prometido, divulgamos os resultados de consulta de opinião com eleitores nas três maiores cidades do estado. Faltava a capital.

Em Maceió, o levantamento foi realizado entre 27 e 29 de julho com 1,5 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%.

O resultado traz uma novidade que vai dar o que falar nos meios políticos: pela primeira vez, desde o início de 2107, quando o Ibrape iniciou a série de pesquisas de opinião, Renan Filho (PMDB) aparece numericamente à frente de Rui Palmeira (PSDB) num eventual embate para o governo em 2018.

O Ibrape montou um cenário com 4 candidatos eventuais ao governo em 2018, assim como fez nas pesquisas anteriores.

Se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem os seguintes, o resultado, segundo o Ibrape ficaria assim: Renan Filho 21%, Rui Palmeira 20%, JHC (PSB) 14% e Mário Agra (Rede) 2%.

Nas primeiras pesquisas realizadas este ano, Rui sempre aparecia, em Maceió, à frente de RF.

A diferença ente os dois, no entanto, vinha caindo. No início de junho, segundo o Ibrape, Rui teria 29% e RF 23%. Agora, RF aparece à frente. O resultado em parte, reflete a boa fase do governo do Estado e as dificuldades da gestão de Rui Palmeira, agravadas pelas chuvas dos últimos meses.

Nos demais municípios, Renan Filho lidera com folga maior e fora da margem de erro. Confira

Arapiraca

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 41%. Em segundo, quem aparece é o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 16%, seguido de JHC com 3% e Mário Agra com 2%.

Palmeira dos Índios

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 40%, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos. Em segundo, quem aparece é o o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 15%, seguido de JHC com 7% e Mário Agra com 1%.

Rio Largo

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 37%, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos. Em segundo, Rui Palmeira teria 26%, JHC 7% e Mário Agra 1%. No confronto direto, ficaria assim: RF 38% x Rui 29%.

Senado e deputado federal

O Ibrape também quis saber a opinião dos eleitores de Maceió sobre o Senado e a Câmara Federal. Até esta quarta-feira pela manhã publico aqui.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247