CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Pinheiro deve ser líder do governo no Congresso

Informações do Planalto dão conta de que o nome do senador baiano é praticamente unanimidade entre os petistas para assumir o posto; movimentação pode ser vista como forma de o Planalto valorizar mais a Bahia, um dos maiores redutos eleitorais da presidente Dilma e do ex-presidente Lula; com a missão, Walter Pinheiro deverá ainda ganhar cacife para ser o candidato do PT à sucessão do governador Jaques Wagner 

Pinheiro deve ser líder do governo no Congresso (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247

Em notável ascensão no cenário nacional, o senador baiano de primeiro mandato Walter Pinheiro, do PT, deve ser escolhido como líder do governo no Congresso logo no retorno das atividades parlamentares, que acontece nesta sexta-feira (1º).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nota do jornalista Felipe Patury, da Época, afirma que a articulação dos petistas é forte em torno do senador da Bahia. Atualmente Pinheiro é o líder do PT na Casa.

O senador deverá ter como grande desafio inicial fazer consenso na base para aprovar, ainda em fevereiro, o projeto que cria novas regras para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O baiano é o relator da matéria que trata do FPE no Senado. Na semana passada, ele disse que o tempo estipulado pelo presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de 150 dias, para apreciação do projeto, é razoável para que o Senado e a Câmara aprovem uma nova regra.

"Agora todo mundo sabe, não fizemos (a votação do projeto) e temos que fazer. Senão estabelecemos a crise no colo dos outros", afirmou o petista, referindo-se ao fato que, sem um novo rateio do fundo, estados poderão enfrentar sérios problemas de fechar suas contas já no meio do ano. Há Estados do Norte que 60% da arrecadação provêm do fundo. "Aí não é uma crise, é uma catástrofe", alertou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os reflexos em 2014

Visto como um dos nomes mais fortes do PT para sucessão do governador Jaques Wagner (PT) no ano que vem, o senador deve se fortalecer para o pleito com a posição de líder do governo no Congresso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Homem de confiança de Wagner, Pinheiro tem ganhado também a confiança da presidente Dilma Rousseff. O petista se elegeu para o Senado em 2010 com mais de 3,6 milhões de votos.

Entre os petistas que podem encabeçar a chapa governista em 2014 estão ainda o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras), e o chefe da Casa Civil do Estado, o deputado federal licenciado Rui Costa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO