Planeje a universidade

Veja os gastos extras que estudantes têm na faculdade. Até mesmo nas férias surgem novos custos

Veja os gastos extras que estudantes têm na faculdade. Até mesmo nas férias surgem novos custos
Veja os gastos extras que estudantes têm na faculdade. Até mesmo nas férias surgem novos custos (Foto: Ana Pupulin)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Do Infomoney - Além das mensalidades e dos transportes, a universidade implica em gastos extras que muitas vezes passam por despercebidos para a maioria dos alunos, sendo sentidos apenas no fim do mês, quando a conta corrente já está no vermelho.

Logo que você entrar na faculdade, por exemplo, a primeira coisa que notará será a quantidade de pessoas usando camisetas e blusões com o nome do curso, fazendo com que você se sinta praticamente obrigado a comprá-los para fazer parte do grupo. O problema é que essas roupas costumam custar caro, e dessa forma você gasta uma quantia que poderia ser usada em coisas mais importantes.

Até mesmo nas férias surgem novos custos. As universidades costumam oferecer cursos pagos acompanhados da frase "a sua presença valerá horas complementares". Como se sabe, as horas complementares são essenciais para conseguir um diploma no fim do ano, e é graças a essa pressão que muitos alunos aderem às aulas, quando na verdade existem várias opções mais baratas em outros lugares.

Se a sua faculdade oferecer a possibilidade de escolher disciplinas, fique atento às obrigatórias. Muitas vezes, os horários dessas aulas coincidem, fazendo com que você tenha que optar por apenas uma delas. Neste caso, uma escolha errada pode fazer com que você seja obrigado a passar mais um ano no campus para cumprir as matérias obrigatórias.

Todas as suas dúvidas podem ser consultadas e solucionadas no guia do estudante da sua universidade, ou na secretaria. Conhecendo as regras do seu curso, seu aproveitamento monetário e acadêmico será muito melhor. Fique atento e tenha um bom ano.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email