Prefeito assina ordem de serviço para construção de parque urbano

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) assinou nesta segunda (9) a ordem de serviço para início das obras de construção do parque urbano que integra a Operação Urbana Consorciada (OUC) do Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. A iniciativa possibilitará a criação do denominado Parque da Longevidade, voltada para idosos, e a construção de importantes vias de acesso à região

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) assinou nesta segunda (9) a ordem de serviço para início das obras de construção do parque urbano que integra a Operação Urbana Consorciada (OUC) do Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. A iniciativa possibilitará a criação do denominado Parque da Longevidade, voltada para idosos, e a construção de importantes vias de acesso à região
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) assinou nesta segunda (9) a ordem de serviço para início das obras de construção do parque urbano que integra a Operação Urbana Consorciada (OUC) do Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. A iniciativa possibilitará a criação do denominado Parque da Longevidade, voltada para idosos, e a construção de importantes vias de acesso à região (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará 247 - Na manhã desta segunda-feira (09), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) assinou a ordem de serviço para início das obras de construção do parque urbano que integra a Operação Urbana Consorciada (OUC) do Sítio Tunga, Lei Nº 9.778\2011, no bairro Luciano Cavalcante. A iniciativa possibilitará a criação do denominado Parque da Longevidade, voltada para idosos, e a construção de importantes vias de acesso à região.

“Hoje, a gente formaliza o início da operação consorciada que trará alguns ganhos significativos à Fortaleza. O primeiro é uma via no sentido Norte e Sul da cidade, paralela à Av. Rogaciano Leite e Washington Soares, que vai sair do bairro Luciano Cavalcante e vai até o Jardim das Oliveiras, o que possibilitará melhorias no fluxo de carros, ônibus e bicicleta nesse trecho que é o que mais cresce em Fortaleza. A cidade vai ganhar, ainda, um parque com 4,3 hectares de área verde de preservação ambiental. Esse será o parque da Longevidade, com equipamentos especificamente dirigidos para pessoas da terceira idade”, afirmou o gestor.

A OUC Sítio Tunga consiste, entre outras proposições, na permuta entre uma área pública institucional, agregada ao Sítio Tunga, por um terreno que faz frente para a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, vizinho ao Hospital Sara Kubistchek, onde a Prefeitura irá realizar projetos de moradias populares. A troca delimitou como contrapartida a construção do denominado Parque da Longevidade (Parque Urbano Sítio Tunga) e de importantes vias de acesso local pelas empresas consorciadas privadas.

Dentro do pacote de ações da Parceria Público-Privada (PPP), a avenida principal contará com 850m de extensão e 24m de largura, acessibilidade, ciclovia bilateral e paisagismo. Ela fará a continuação da Avenida Bolívar Pinto Bandeira, fundamental para aqueles que moram ao sul do Sítio Tunga, pois não tem acesso facilitado à Av. Thompson Bulcão e, consequentemente, à Av. Washington Soares. Além dessa passagem norte-sul, serão construídas duas vias locais, para facilitar o deslocamento dos moradores da região.

Já o Parque da Longevidade será o principal ganho da sociedade, como explicou Vinicius Monteiro, representante das empresas que realizam a PPP com a Prefeitura. “Nós vamos construir o Parque e mantê-lo por dez anos. Ele contará com tudo que um bom e moderno parque urbano deve ter. Terá áreas como pista de caminhada e de bike, espaço de contemplação, áreas de leitura, academias de ginástica para idosos e não idosos, quadra de vôlei de praia, campo de futebol e trilhas”, completou. 

A iniciativa privada será responsável por realizar melhorias viárias do entorno e urbanização da área que possui 42.404,70 m², o que representará a ampliação de áreas verdes na cidade. Os trabalhos operacionais têm previsão de conclusão das obras em seis meses. A intervenção celebra a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e as empresas conveniadas FCM Comercial e WR Engenharia para a construção do Parque localizado na área do Sítio Tunga.

Futuras Operações Urbanas Consorciadas

Em relação a futuras ações Público-Privadas em Fortaleza, Roberto Cláudio informou que estão sendo feitos estudos para aplicação de Operações Urbanas Consorciadas para uma área longa do Grande Mucuripe, além de outra para o Centro Administrativo da Prefeitura da Cidade, que contará com o reordenamento e urbanização de área do Centro da cidade. Elas fazem parte do escopo de uma consultoria contratada pela Seuma que irá indicar seis áreas prioritárias para o desenvolvimento de OUCs no Municpipio, entre essas a que contempla a OUC do Parque Rachel de Queiroz.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247