Prefeito e vice discutem plano estratégico na Assistência social

O prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino reuniram os gestores e trabalhadores da Assistência Social para discutir os projetos da secretaria que integram o Plano Estratégico de Aracaju; "Eu pessoalmente acredito muito no Planejamento Estratégico, sobretudo no formato que realizamos, construindo de forma coletiva, ouvindo a todos”; missão, segundo o prefeito, é "tornar Aracaju referência da qualidade de vida, assegurar excelência dos serviços e promover desenvolvimento sustentável onde os cidadãos e cidadãs sejam protagonistas”

O prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino reuniram os gestores e trabalhadores da Assistência Social para discutir os projetos da secretaria que integram o Plano Estratégico de Aracaju; "Eu pessoalmente acredito muito no Planejamento Estratégico, sobretudo no formato que realizamos, construindo de forma coletiva, ouvindo a todos”; missão, segundo o prefeito, é "tornar Aracaju referência da qualidade de vida, assegurar excelência dos serviços e promover desenvolvimento sustentável onde os cidadãos e cidadãs sejam protagonistas”
O prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino reuniram os gestores e trabalhadores da Assistência Social para discutir os projetos da secretaria que integram o Plano Estratégico de Aracaju; "Eu pessoalmente acredito muito no Planejamento Estratégico, sobretudo no formato que realizamos, construindo de forma coletiva, ouvindo a todos”; missão, segundo o prefeito, é "tornar Aracaju referência da qualidade de vida, assegurar excelência dos serviços e promover desenvolvimento sustentável onde os cidadãos e cidadãs sejam protagonistas” (Foto: Voney Malta)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sergipe 247 - Em mais uma etapa de consolidação do planejamento das ações da administração municipal, o prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino reuniram, na manhã desta quinta-feira, 26, os gestores e trabalhadores da Assistência Social para discutir os projetos da secretaria que integram o Plano Estratégico de Aracaju. No evento, Edvaldo reafirmou a importância da colaboração de todos para o sucesso da gestão. Da mesma forma, Eliane destacou a necessidade do trabalho conjunto entre todas as secretarias para que o atendimento ao cidadão seja efetivo.

"Eu pessoalmente acredito muito no Planejamento Estratégico, sobretudo no formato que realizamos, construindo de forma coletiva, ouvindo a todos. Temos trabalhado com foco, conscientes das dificuldades, do grande endividamento que herdamos, mas tendo como objetivo central a reconstrução da nossa cidade. Esta é nossa motivação. Temos que buscar resolver os problemas e resgatar a vontade das pessoas de fazer política, de acreditar que a administração pública é um instrumento de transformação e melhoria da vida das pessoas. Não é um projeto pessoal, é um projeto de todos", disse Edvaldo na abertura do evento.

O prefeito fez uma ampla apresentação sobre a elaboração do Plano Estratégico, pontuando a missão, a visão e os valores que nortearão todas as ações da administração. É missão da atual gestão "tornar Aracaju referência da qualidade de vida, assegurar excelência dos serviços e promover desenvolvimento sustentável onde os cidadãos e cidadãs sejam protagonistas". Já a visão é a "de que a cidade assuma seu papel de protagonismo na construção do bem-estar e da cidadania". Para tanto, os valores do atual governo municipal, conforme explanou ele, são a "a inovação, a gestão que promove resultados, a ética e transparência, a eficácia, a eficiência e a efetividade das políticas públicas, e o protagonismo do cidadão".

No que diz respeito especificamente à Assistência Social, Edvaldo salientou que o tema se inclui entre as prioridades do seu governo, ao lado da Saúde e da Educação. "Vamos fazer o que tiver que ser feito na prefeitura para recuperar a cidade e para dar dignidade aos cidadãos. Já somos a segunda capital do país que mais economizou no custeio da máquina e que mais investiu nos serviços com foco no cidadão. Estamos trabalhando muito para que os resultados sejam alcançados de forma concreta, sem antecipações. A fase atual é de plantar e regar, para que a colheita ocorra mais na frente", disse.

A vice-prefeita Eliane Aquino destacou que a Assistência trabalha com foco nas pessoas que mais sofrem, portanto é preciso que "todos juntos, com as outras secretarias e com as políticas públicas, consigamos atender bem o cidadão". Neste sentido, ela ressaltou a importância da reunião com os gestores da secretaria. "Não é uma reunião para vocês só escutarem. É para que vocês compartilhem suas dúvidas e que, fundamentalmente, consigamos falar uma mesma língua em todos os espaços da Assistência. O Plano é uma construção de todos nós, de tudo que vocês falaram nas reuniões que realizamos desde o início do ano", afirmou. 

Planejamento da Assistência

A Assistência Social está presente no Planejamento Estratégico da prefeitura em seis grandes projetos prioritários que abarcam as seguintes temáticas: Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social, Proteção Social Especial, Transferência de Renda e Benefícios, Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Observatório Social.

Para cada projeto, de acordo com a apresentação realizada pela assessora de Planejamento da Assistência Social, Shirley Dantas, há ações definidas com foco no cidadão, que vão desde a construção de novos Centros de Referência, instalação de novas unidades de acolhimento para crianças, adolescentes, idosos, pessoas vítimas de violência, pessoas em situação de rua e público LGBT, até a projetos que envolvem o Bolsa Família. Além disso, a Assistência Social atuará de forma cooperada com outras secretarias em projetos de habitação, no "Aracaju Segura", no "Cidade Inteligente" e em ações de Saúde, Educação, Esporte e Formação para o Trabalho.

"Este encontro é uma devolutiva aos trabalhadores, pois todos eles participaram da construção do nosso plano. A Assistência já vem desde o início do ano fazendo este trabalho, ouvindo os servidores, definindo metas e projetos. Agora, dentro do Planejamento Estratégico da prefeitura como um todo, estamos colocando os nossos objetivos para a gestão para serem executados ao longo dos quatro anos de governo", afirmou Shirley Dantas.

Com assessoria

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247