Prefeitos debatem situação do comércio dos municípios

Prefeitos e secretários de diversos municípios alagoanos estiveram reunidos para discutir medidas que possam fortalecer o comércio local; objetivo do encontro foi aproximar empresariado e gestores municipais, colocando em pauta políticas favoráveis à área

Prefeitos e secretários de diversos municípios alagoanos estiveram reunidos para discutir medidas que possam fortalecer o comércio local; objetivo do encontro foi aproximar empresariado e gestores municipais, colocando em pauta políticas favoráveis à área
Prefeitos e secretários de diversos municípios alagoanos estiveram reunidos para discutir medidas que possam fortalecer o comércio local; objetivo do encontro foi aproximar empresariado e gestores municipais, colocando em pauta políticas favoráveis à área (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - Prefeitos e secretários de diversos municípios alagoanos estiveram reunidos nesta segunda-feira (24) para discutir medidas que possam fortalecer o comércio local. O evento, que aconteceu no Hotel Jatiúca, foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL).

Segundo o presidente da entidade, Wilton Malta, o objetivo foi aproximar empresariado e gestores municipais, colocando em pauta políticas favoráveis à área. "Queremos aproximar, de modo geral, o comércio e os municípios. Hoje sentimos um grande afastamento dos municípios com relação ao comércio local".

Ele acrescentou que uma das reclamações é relativa às compras governamentais. "Há sempre uma reclamação dos empresários de que não estão tendo o apoio necessário dos municípios, principalmente para as compras municipais. Geralmente os administradores buscam municípios maiores para abastecer suas regiões", disse.

Realizado em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Sesc e o Senac, o fórum teve a expectativa de reunir a gestão das 102 cidades, apresentando aos prefeitos caminhos para o desenvolvimento local. "Estamos também nos colocando à disposição para que o sistema possa contribuir, inclusive com qualificação profissional". 

Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Arapiraca, Ricardo Dantas afirmou que essa tem sido uma opção da administração municipal. De acordo com ele, toda a região do centro será revitalizada para funcionar como um shopping a céu aberto. As obras devem começar no meio do ano. 

Ele destaca que o comércio, que sempre foi um dos pontos fortes na economia arapiraquense, vem sofrendo ao longo dos últimos anos. "É uma queda que assola o país todo, mas Arapiraca sente mais porque essa é uma das maiores fontes de renda. O comércio está debilitado e nossa ideia é revitalizar para que ele volte a ser forte, já que a economia depende disso", apontou.

Palestras

O evento teve, entre as discussões, as palestras "Construindo uma agenda positiva para governar o município", ministrada pelo deputado federal e presidente Fecomércio/SE, Laércio Oliveira; e "Experiência em Gestão Municipal", com o prefeito de Garanhuns (PE), Izaías Régis Neto.

Também estiveram na programação "Sistema Fecomércio - atuação estratégica do Sesc, Senac e Instituto Fecomércio", com o historiador e cientista político Rodrigo Gomes Leite; e "Equilíbrio das finanças municipais: como qualificar o gasto e aumentar a receita", com o economista e editor de economia da revista Isto É Dinheiro, Luís Artur Nogueira.

Com gazetaweb.com

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247