Prefeitura de Fortaleza apresenta Plano de Contingência para a quadra chuvosa de 2018

O prefeito Roberto Cláudio apresentou o Plano de Contingência para Chuvas da quadra invernosa de 2018 na manhã desta quarta-feira 3 no Paço Municipal; a ação soma esforços de diversos órgãos, objetivando a prevenção e minimização de impactos negativos das chuvas esperadas nos primeiros meses de 2018; o plano inclui a limpeza de 140 recursos hídricos e 84 bocas de lobo de ruas ou avenidas

Prefeitura de Fortaleza apresenta Plano de Contingência para a quadra chuvosa de 2018
Prefeitura de Fortaleza apresenta Plano de Contingência para a quadra chuvosa de 2018 (Foto: Marcos Moura)

O prefeito Roberto Cláudio apresentou o Plano de Contingência para Chuvas da quadra invernosa de 2018 na manhã desta quarta-feira 3 no Paço Municipal. A ação soma esforços de diversos órgãos, objetivando a prevenção e minimização de impactos negativos das chuvas esperadas nos primeiros meses de 2018.

Confira aqui as ações a serem executadas.

“O Comitê conta com um conjunto de medidas realizadas tanto de prevenção, quanto de contingência, se preparando para algum caso de emergência que possa surgir nesta época do ano. O mais importante é a população saber que contamos com ações coordenadas e equipamentos para antecipar riscos, caso ocorram, podendo mobilizar equipe de plantão com máquinas e pessoas para evitar danos mais graves”, afirmou o gestor.

O plano atua na prevenção e contingência e possibilitará a limpeza de 140 recursos hídricos (entre canais, riachos e lagoas) e 84 bocas de lobo de ruas ou avenidas que historicamente alagam em períodos de grandes chuvas na Cidade. Estão sendo estocados, ainda, mantimentos, lonas, cestas básicas, colchões, rede e outros produtos de uso pessoal, além da mobilização de maquinário e equipes caso ocorra situação de emergência.

Na área da Saúde, Joana Maciel, titular da Pasta, destacou que, para o período, 19 postos de saúde serão referenciados para os atendimentos decorrentes de viroses e arboviroses. Estarão disponíveis, também, atendimentos emergenciais em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em toda a Rede Hospitalar de forma reforçada à população.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, lembrou que as atividades de monitoramento já ocorrem durante todo o ano e se intensificam agora. “A Defesa Civil já tem um trabalho de monitoramento constante de áreas de risco em Fortaleza, que são 89, bem como de todos os mananciais durante todo o ano. Iniciamos o processo de limpeza de áreas com potencial de risco, em parceria com a secretaria de Conservação e Serviços Públicos, levando em consideração a possibilidade de um maior volume de precipitações. O objetivo é reduzir alagamentos e riscos”, completou.

As ações do plano se referenciam à tendência de previsão de quadras chuvosas para 2018, a serem confirmadas ainda no prognóstico de chuvas a ser lançado no dia 19/01, pela Funceme, como lembrou o presidente desta instituição, Eduardo Martins.

O Plano é realizado por diversos órgãos municipais como Defesa Civil, Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Infraestrutura, Urbanismo e Meio Ambiente, Saúde, além de parceiros como Funceme, Cagece e Casa Civil do Governo do Estado.

Em caso de emergências, a população poderá entrar em contato com o número 190, 24h por dia, para receber todo atendimento e acompanhamento necessário. Informações sobre situações de alerta da Defesa Civil em Fortaleza podem ser acessadas por meio deste endereço.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247