Prefeitura inaugura Projeto Iracema Virtual hoje

Uma projeção holográfica da famosa personagem de José de Alencar poderá ser vista em qualquer smartphone ou tablet através de um QR Code instalado na base da estátua do aterro da Praia de Iracema

Uma projeção holográfica da famosa personagem de José de Alencar poderá ser vista em qualquer smartphone ou tablet através de um QR Code instalado na base da estátua do aterro da Praia de Iracema
Uma projeção holográfica da famosa personagem de José de Alencar poderá ser vista em qualquer smartphone ou tablet através de um QR Code instalado na base da estátua do aterro da Praia de Iracema (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará247 - A Prefeitura de Fortaleza inaugura hoje (27) a primeira etapa do projeto Iracema Virtual, projeção em realidade aumentada da personagem histórica do livro homônimo do escritor cearense José de Alencar.

Resultado de uma parceria entre a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), a Secretaria Regional II e o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Universidade de Fortaleza (Unifor), o projeto consiste em uma projeção holográfica da famosa personagem, que poderá ser vista em qualquer smartphone ou tablet através de um QR Code instalado na base da estátua localizada no aterro da Praia de Iracema.

A imagem da personagem Iracema que é usada na projeção foi concebida com base em estudos realizados sobre a obra de José de Alencar, da qual foram extraídas suas características, e em pesquisas sobre a etnia dos tabajaras, à qual, no livro de ficção, ela pertence. Além de ver a imagem em 3D pelos dispositivos móveis, as pessoas poderão interagir com ela, obtendo informações e até tirando foto a seu lado, como se fosse real.

Um dos objetivos do projeto Iracema Virtual é promover a cultura local por meio de um personagem que é ícone da história cearense usando, para isso, ferramentas de fácil acesso e uso (um aplicativo e dispositivos móveis). Para alcançar o máximo possível de usuários e, considerando a meta de popularização do projeto, foi escolhida, inicialmente, a plataforma Android. O app será disponibilizado para iOS ainda este ano.

A iniciativa faz parte da missão da Citinova, que é a difusão da cultura digital. Esse conceito envolve a união entre a cultura e áreas como computação e tecnologia da informação e cultura, centrada na digitalização crescente de toda a produção simbólica da humanidade e na presença cada vez mais da interatividade no cotidiano das pessoas.

O projeto Iracema Virtual está inserido no programa Fortaleza Inteligente, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que reúne uma série de ações para que o acesso, a produção e o processamento de informações possam contribuir para o bem-estar das pessoas e para aproximar a população da cidade e da sua cultura através da tecnologia. 

(Com informações da Prefeitura de Fortaleza)

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247