Prefeitura sanciona lei para expansão do Porto Digital
A nova base para a operao da empresa ter incentivos ficais do poder municipal. Expectativa de gerar 20 mil empregos e manter o crescimento anual de 30% registrado nos ltimos anos.
Bruna Cavalcanti_PE2467 - O prefeito do Recife, João da Costa (PT),sancionou nesta quarta-feira (28) uma lei que permite a expansão do Porto Digital, área de referência nacional quando o assunto é tecnologia e que tem crescido cerca de 30%, em média, nos últimos anos. A Lei de nº 17.244/2006 reconhece o local como um dos maiores centros de tecnologia da informação (TI) das Américas. A nova base para a operação de empresas da área de tecnologia, sobretudo às voltadas para a economia criativa (produção audio-visual,cinema, fotografia, design, jogos digitais e multimídia), deve ocupar o quadrilátero entre as Avenidas Cruz Cabugá, Mário Melo, Norte e Rua da Aurora, no Centro da capital. Com a expansão territorial e a instalação do centro de estudos PortoMídia, a empresa pretende manter os 30% de crescimento registrado nos últimos anos. O ato também garantiu a concessão de incentivos fiscais para as empresas que se instalrem no local.
“Santo Amaro é um bairro histórico e essa medida visa à requalificação dessa central econômica que hoje abrange praticamente todas as empresas de comunicação, além de grandes investimentos imobiliários. A medida também vai permitir a consolidação do Porto Digital como um dos principais parques tecnológicos do país. A nossa perspectiva é de que, nos próximos anos, o Porto Digital possa gerar mais 20 mil empregos na cidade”, comemorou João da Costa.
O anúncio da expansão do Porto Digital para o bairro de Santo Amaro só foi possível graças aos incentivos fiscais do poder municipal. O novo “quadrilátero” terá uma redução na cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2%. “É muito importante termos uma política pública bem estruturada. Nós vivemos um momento importante em 11 anos de existência, com todas as nossas metas alcançadas, gerando R$ 1 bilhão em faturamento. Os indicadores são positivos, mas era necessário expandir e enxergar 20 anos para frente. Por isso, precisávamos expandir e atrair mais investimentos. Hoje temos uma fila de empresas querendo se instalar aqui e não havia espaço”, explicou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.
Estiveram presentes no ato, o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; o cientista-chefe do Porto, Silvio Meira; o presidente da Câmara dos Vereadores, Jurandir Liberal; o vereador, Almir Fernando, além de secretários municipais, presidentes e diretores de empresas e autarquias do município.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: