Programa de entrevistas ‘Voz Ativa’ estreia na Rede Minas

A cada semana, o programa na TV pública educativa de Minas Gerais terá um convidado para falar de política, economia, cultura, comportamento, ativismo e outras pautas que podem ser sugeridas pelos telespectadores; estreia será com o dramaturgo e diretor de teatro José Celso Martinez, nesta segunda-feira 8, às 22h15

A cada semana, o programa na TV pública educativa de Minas Gerais terá um convidado para falar de política, economia, cultura, comportamento, ativismo e outras pautas que podem ser sugeridas pelos telespectadores; estreia será com o dramaturgo e diretor de teatro José Celso Martinez, nesta segunda-feira 8, às 22h15
A cada semana, o programa na TV pública educativa de Minas Gerais terá um convidado para falar de política, economia, cultura, comportamento, ativismo e outras pautas que podem ser sugeridas pelos telespectadores; estreia será com o dramaturgo e diretor de teatro José Celso Martinez, nesta segunda-feira 8, às 22h15 (Foto: Gisele Federicce)

Minas 247 – A TV pública e educativa de Minas Gerais, a Rede Minas, estreia na próxima segunda-feira 8, às 22h15, o programa Voz Ativa, que pretende levar toda semana um convidado para abordar diferentes pautas: política, economia, cultura, comportamento, ativismo e outros assuntos que podem ser sugeridas pelos telespectadores.

A primeira entrevista será com o dramaturgo e diretor de teatro José Celso Martinez, que esbanja ousadia, bom humor e irreverência, ao tratar de temas como a disputa com Silvio Santos em torno da construção de um shopping nas imediações de seu Teatro Oficina, no bairro paulistano do Bixiga, e a nova montagem de O Rei da Vela, 50 anos depois das apresentações que marcaram a história do teatro brasileiro.

Para dialogar com Zé Celso foram convidados o diretor João das Neves, referência no teatro político brasileiro, a diretora do grupo Oficcina Multimédia, Ione de Medeiros, a diretora do programa Ribalta – que trata da cena teatral mineira - Papoula Bicalho, e a jornalista Carla Jimenez, editora brasileira do El País.

A Rede Minas define o programa como "democrático e republicano", "com novas vozes, ampliando a oferta de informação e reflexão sobre a realidade brasileira. Sem partidarismos e sem fugir ao debate de ideias".

A atração tem como âncora Florestan Fernandes Júnior, um dos jornalistas mais experientes do país, que terá sempre a colaboração de representantes da imprensa de Minas Gerais e de outros estados na condução do debate, além da participação de especialistas nos temas tratados.

Entre os próximos entrevistados já estão confirmados os nomes do cientista político Jessé Souza, autor de A elite do atraso; do secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira; da filósofa e feminista Djamila Ribeiro; do estilista Ronaldo Fraga; do pesquisador da Faculdade de Direito da USP, Maurício Dieter; e do coreógrafo do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras.

Voz Ativa é uma produção da Empresa Mineira de Comunicação, por meio da Rede Minas e Rádio Inconfidência. Participa como co-produtor, o El País Brasil. O programa vai ao ar pela Rede Minas, segundas-feiras, a partir do dia 8, às 22h15. Uma edição especial para rádio, com duração de uma hora, será apresentada às terças-feiras, a partir do dia 9, às 21h, na Inconfidência FM 100,9. Aos domingos, a partir do dia 14, às 22h, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM 880.

O nome do programa evoca a canção Roda Viva, que teve sua utilização autorizada pelo compositor Chico Buarque, com versão de Fernanda Porto.

Confira a abertura do programa:

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247