PSDB quer marcar novo mandato de Marcio Lacerda

Partido dos tucanos quer ser o novo maior parceiro do prefeito de Belo Horizonte, de certo modo substituindo o que foi -- ou tentou ser -- o PT no primeiro mandato. Lacerda retorna oficialmente hoje ao trabalho

PSDB quer marcar novo mandato de Marcio Lacerda
PSDB quer marcar novo mandato de Marcio Lacerda (Foto: RODRIGO LIMA / NITRO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Minas 247 - Se o PT foi o principal parceiro de Marcio Lacerda (PSB) na Prefeitura de Belo Horizonte entre 2009 e 2012, o rival PSDB deverá fazer esse papel nos próximos quatro anos. O prefeito retorna nesta segunda-feira (14/01) oficialmente ao trabalho e deverá receber a indicação de nomes importantes entre os tucanos da capital, para comporem o primeiro escalão de seu governo.

Leia trecho da matéria de Isabella Lacerda, do jornal O Tempo:

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), retorna oficialmente hoje ao trabalho e, já no primeiro dia, vai encontrar os partidos aliados à espera de uma definição rápida dos espaços que deverão ocupar na administração.

Lideranças do PSDB já deixam claro que esperam ter um grande destaque no novo mandato, com o objetivo maior de deixar sua "marca" na gestão. Para isso, pretende indicar nomes do primeiro escalão do governo de Minas para alguns postos - podendo ser o de um secretário de Estado ou de um presidente de autarquia -, e também o do presidente municipal da legenda, o deputado estadual João Leite.

Nesta semana, o presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, vai se reunir individualmente com Lacerda, podendo já receber uma indicação mais clara sobre as mudanças.

"Vamos conversar, mas, por enquanto, está tudo em ‘banho-maria’. O que queremos é começar um governo sem a ideologia do PT. É preciso demarcar claramente o início de um novo momento na política da capital. É um novo governo", argumenta.

Como adiantou O TEMPO, os tucanos já teriam reivindicado do prefeito, como prioridade, a Secretaria de Obras Públicas, além da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a Companhia Urbanizadora e de Habitação (Urbel). Tudo isso sem perder a pasta da Saúde, a BHTrans e a Regional Pampulha.

O prefeito, no entanto, não estaria disposto a fazer mudanças no setor de obras. Segundo com um interlocutor de Lacerda, ele está "muito satisfeito" com o trabalho de José Lauro Terror, que substituiu o petista titular do cargo, Murilo Valadares, depois do rompimento da aliança, em julho. "Ele é tido como um nome de confiança, e que está dando conta do recado. Não acredito em mudança", disse.

As maiores atenções de Lacerda, neste momento de mudanças, estão na Secretaria de Desenvolvimento, na de Políticas Sociais e na recém-criada Extraordinária para a Copa do Mundo - que será ocupada por um quadro técnico de confiança do prefeito.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email