PT e aliados lançam pré-candidatura de Tarso

Diretório Estadual do PT e outras cinco legendas lançaram no sábado a pré-candidatura do governador Tarso Genro à reeleição; pré-candidata ao Senado já está definida: será Emília Fernandes; para vice de Tarso, o nome mais cotado no momento é o do ex-Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, deputado estadual Luis Augusto Lara, do PTB

2014.04.12 - Porto Alegre/RS/Brasil - Governador Tarso Genro é aclamado candidato à reeleição para o governo do Estado. Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br
2014.04.12 - Porto Alegre/RS/Brasil - Governador Tarso Genro é aclamado candidato à reeleição para o governo do Estado. Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br (Foto: José Barbacena)

Marco Weissheimer, do Sul21 - O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul, em conjunto com outras cinco legendas, lançou na tarde deste sábado (12) a pré-candidatura do governador Tarso Genro à reeleição. A reunião ampliada do Diretório Estadual, além da militância do PT, contou com a presença de representantes do PTB, do PCdoB, do PPL, do PR e do PRB, que manifestaram apoio à definição da pré-candidatura de Tarso Genro.

Outros partidos poderão ainda se somar a esta coalizão, como é o caso do Partido Trabalhista Cristão (PTC), que esteve representado no ato político realizado no salão da Igreja Pompeia, pelo seu presidente estadual, Koiti Tamura. “Nos orgulha a nova gestão implantada com o atual governo que pegou em uma situação complicada”, disse Tamura que anunciou que o PTC, juntamente com outras siglas, pode se somar à coalizão pela reeleição do atual governo.

Pela manhã, o Diretório Estadual do PT aprovou, por unanimidade, uma resolução oferecendo o nome de Tarso Genro como pré-candidato a ser referendado pela coalizão. Também reafirmou que as vagas para o Senado e para vice-governador serão definidas por partidos aliados: PCdoB e PTB, respectivamente. A pré-candidata ao Senado já está definida: será Emília Fernandes, que participou do ato deste sábado. O candidato a vice-governador ainda não está definido, mas o nome mais cotado no momento é o do ex-Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, deputado estadual Luis Augusto Lara, do PTB.

O PT também definiu os nomes do partido para trabalhar na coordenação da campanha: O coordenador geral será Ary Vanazzi, presidente do PT/RS; o coordenador executivo será Carlos Pestana, atual Secretário da Casa Civil do governo Tarso. Os demais integrantes serão: Adriano Oliveira, Cícero Balestro, Eliane Silveira, João Motta, José Reis, João Ferrer, Jairo Jorge, Marcelo Danéris, Sérgio Nazário, e Wilson Costa. O PT aguarda agora as indicações dos representantes dos partidos da coalizão para integrarem a coordenação da campanha.

Falando pelo Partido da República (PR), Coronel Bonetti disse que, em 2010, seu partido acreditou no projeto proposto para o governo do Rio Grande do Sul e hoje faz uma avaliação positiva de sua implementação. “Não se muda o que está dando certo”, disse Bonetti, manifestando apoio à pré-candidatura de Tarso Genro. Na mesma linha, Tony Proença, do Partido Pátria Livre (PPL), observou que nos últimos três anos o Rio Grande do Sul cresceu muito, com sustentabilidade, sob o comando de Tarso Genro. “Nos alegramos em nos somarmos a esse esforço para reeleger esse projeto”. Sérgio, representando o deputado estadual Carlos Gomes, do PRB, disse por sua vez que o Rio Grande do Sul vive um momento histórico com o atual governo e que o PRB decidiu reafirmar o apoio a essa caminhada.

O ex-governador Olívio Dutra destacou a importância da “consciência da base aliada sobre a existência de um projeto que está em andamento no Rio Grande do Sul e no Brasil e que está mudando para melhor a vida de milhões de pessoas”. Agora, acrescentou, “nós vamos acender um rastilho de cidadania incendiando este Rio Grande”. “O que nossos adversários têm como projeto é a redução do Estado, o Estado mínimo para a maioria do povo e máximo para um pequeno grupo. Não pode haver interrupção no que foi iniciado. O povo não quer perder o que já conquistou”, disse ainda Olívio.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247