Que México o Brasil enfrenta: o que bateu a Alemanha ou o que foi goleado pela Suécia?

"A seleção deu sorte e pega o México nas oitavas – se for o México que deu vexame contra a Suécia e não o time heroico do jogo com a Alemanha", escreve o jornalista Mauro Lopes, em sua crônica sobre a Copa de 2018

Suécia vence o México por 3 x 0 e ambas as seleções se classificam para segunda fase da Copa do Mundo na Rússia
Suécia vence o México por 3 x 0 e ambas as seleções se classificam para segunda fase da Copa do Mundo na Rússia (Foto: Leonardo Attuch)

Por Mauro Lopes, em seu facebook A Sérvia jogou pouco menos de 15 minutos no segundo tempo. Fora isso, nem entrou em campo. O que prometia ser um jogo emocionante, disputado, sofrido, desfez-se em tédio. Um jogo chocho, como se dizia antigamente.

Neymar foi medíocre. Jogou-se fazendo cena duas vezes, disputou uma bola ridiculamente com Gabriel Jesus na área da Sérvia, perdeu um gol feito. Pelo menos não deu piti nem agrediu ninguém.

Um futebol pequenino. 

A seleção deu sorte e pega o México nas oitavas – se for o México que deu vexame contra a Suécia e não o time heroico do jogo com a Alemanha.

Mas nenhum vexame supera o da Alemanha, desclassificada pela Coreia do Sul numa derrota histórica por 2 a 0. As Coreias gostam de derrotar potências.

Em 1966, foi a do Norte que eliminou a seleção italiana, na Copa da Inglaterra. Este ano, a Coreia do Norte não disputou a Copa mas, mesmo assim, deu um baile numa potência, os EUA, na geopolítica. 

A vitória da Alemanha contra a Suécia no sábado passado alimentou ilusões, mas a verdade é que a seleção tedesca está decadente há mais de ano, colhendo resultados sofríveis.

Dois jogos prometem muito hoje, na última rodada da fase de grupos: Colômbia e Senegal, duas seleções de futebol-alegria, e Bélgica e Inglaterra, que pode ser uma das grandes partidas da Copa.

Depois é mata-mata. Que começa com um sábado de tirar o fôlego. Arrume sua agenda para não deixar de ver Argentina e França às 11h e, às 15h, Uruguai e Portugal. Jogos nos quais pode acontecer de tudo. Arrisco um palpite latino-americano: Argentina e Uruguai passam.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247