Queda na vazão do São Francisco compromete abastecimento no interior

19 municípios de Alagoas já estão com o abastecimento de água comprometido. O problema está sendo causado pela diminuição da vazão da barragem de Xingó. Até mesmo 155 carros-pipas que operam no sertão tiveram que suspender a distribuição de água para a população.

Queda na vazão do São Francisco compromete abastecimento no interior
Queda na vazão do São Francisco compromete abastecimento no interior

Alagoas247 - Mesmo após as chuvas dos últimos dias em Alagoas, o nível do rio São Francisco, no o trecho que banha o município de Pão de Açúcar, no Alto Sertão de Alagoas, foi reduzido. O motivo é a diminuição da vazão da barragem de Xingó, autorizada pela Chesf. Por causa disso, o Sistema de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira, cujas bombas de captação ficam em Pão de Açúcar, está operando com menos de 50% de sua capacidade.

 De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a partir de agora será suspenso o abastecimento de 155 carros-pipa que operam na região. Outra consequência é o comprometimento do abastecimento de água para 19 municípios que dependem do sistema.

Para tratar de soluções para o problema, representantes da Casal, por meio da Superintendência de Negócio do Interior (Sunei), se reúnem com representantes da Chesf, nesta quarta-feira (8), em Delmiro Gouveia.

 São os seguintes os municípios que estão com o abastecimento comprometido: Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, zona rural de Jacaré dos Homens, Jaramataia, Senador Rui Palmeira, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, zona rural de Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

Com assessoria

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247