Quem vai para o lugar de Henrique na PCR?

Prefeito do Recife, Joo da Costa (PT), dever quebrar a cabea para encontrar um substituto para o secretrio de Articulao Poltica de Governo, Henrique Leite (foto), que deixar a gesto para disputar vaga na Cmara de Vereadores; no haveria um nome natural, na "casa", para a funo

Quem vai para o lugar de Henrique na PCR?
Quem vai para o lugar de Henrique na PCR? (Foto: Divulgação/Câmara Municipal do Recife)

Gilberto Prazeres _PE247 – Se não bastasse todos os problemas já noticiados, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), tem mais uma bronquinha a resolver ainda neste primeiro semestre. O petista precisará substituir, em abril, três ou quatro secretários que deixarão a gestão para distintas empreitadas eleitorais. Contudo, uma delas é a que mais preocupa o gestor: quem ocupará o posto de Articulação Política de Governo, atualmente sob o comando do seu correligionário Henrique Leite.

O secretário, que se afastará do cargo para disputar vaga na Câmara do Recife, não teria um substituto natural dentro da própria gestão. O auxiliar mais próximo de Henrique, o petista Aluísio Camilo também sairá do governo para concorrer a vereador recifense. Desta forma, o prefeito João da Costa teria que realizar uma “gambiarra”, deslocando um auxiliar de uma outra pasta para a função, ou poderia buscar no PT uma opção diferente.

Contudo, a segunda possibilidade não pareceria algo tão fácil de se construir, uma vez que, dentro do PT (leia-se na instância recifense), não haveria tantas opções que agradariam o prefeito João da Costa. O seu nome preferido, o presidente do partido na capital, Oscar Barreto, já ocupa a secretaria executiva de Agricultura do Estado.

Muito próximo a Oscar Barreto e também defensor da reeleição do prefeito João da Costa, o militante petista Demétrius Fiorant apareceria como uma alternativa à saída de Henrique Leite. Mas, nos bastidores, há quem diga que ele não teria o trânsito necessário com os partidos aliados e com os vereadores para assumir a missão.

Fala-se ainda que o secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, poderia acumular a função de Henrique Leite. Ferreira, desde que entrou na gestão, no início do ano passado, tem se mostrado atuante na resolução dos principais gargalos da administração municipal. Ele chegou a ser considerado, por alguns colegas do governo, como uma espécie de chefe da Casa Civil do Recife, já que todos os principais problemas precisam passar pelo seu crivo.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247