Questionários: uma excelente atividade para moldar a estratégia de empreendedores e empresas

(Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Um questionário é uma ferramenta de exploração que tem uma série de perguntas a fim de coletar informações de um grande número de pessoas, estas podem ser consideradas como uma espécie de entrevista pessoal para gerar contatos, educar ou simplesmente atrair o público.

Dessa forma, facilitam um método parcialmente econômico, rápido e eficiente de aquisição de informações de uma grande soma de indivíduos. Quando você cria um quiz ou teste on-line, você realiza uma atividade interativa que aumenta o leque de respostas. Além de ensinar ou testar seus alunos e aprofundar seus conhecimentos.

As informações do questionário se reúnem relativamente com rapidez, já que o pesquisador não precisa estar presente no momento em que se vai fazer um exame. O que é ideal para as grandes cidades, já que as entrevistas acabam não sendo práticas.

O teste online acaba por ser um recurso eficiente para avaliar o comportamento, habilidades, inclinação, preferências, opiniões e propósitos de um grande número de assuntos de forma rápida e menos dispendiosa do que outros procedimentos alternativos. 

Ressalta-se que um questionário frequentemente emprega perguntas fechadas e abertas, o que é conveniente tendo em vista o conhecimento de que informações quantitativas e qualitativas podem ser obtidas, personalizando o conteúdo do questionário, simplesmente preenchendo novos campos, inserindo instruções, perguntas e respostas. Em relação ao marketing, é importante ressaltar que os questionários são uma boa solução para conhecer melhor nosso público, seus interesses, gostos, expectativas ou necessidades. E desta forma sermos mais precisos em comunicar quais são os benefícios dos nossos produtos ou serviços, e trazer as melhores promoções para o nosso público-alvo.

Devido ao fato de certos questionários terem uma taxa mínima de resposta, é fundamental que sejam bem elaborados. 

Há uma série de componentes essenciais no planejamento de um Quiz, a plataforma Fyrebox, por exemplo, permite criar um quiz gratuitamente, e personalizar o visual ao seu gosto. Graças à sua interface "agarrar e soltar", você será capaz de mover facilmente os componentes do seu questionário. Também permite que você redimensione a fonte, escolha uma cor específica para cada botão e altere sua etiqueta. 

O objetivo da criação de um Quiz: É garantir que todas as questões propostas abordem o propósito da pesquisa, a fim de avaliar e medir o conhecimento de uma pessoa sobre um determinado tema. Pode até ser usado para determinar certos aspectos da personalidade.

As dimensões da criação de um teste online: Recomendam-se perguntas concisas, claras e diretas, omitindo itens desnecessários, pois quanto mais longo o questionário, maior a probabilidade de os usuários optarem por abandoná-lo. 

Execução de teste ao responder um quiz:verifica por meio de um estudo em pequena escala a prática ao fazer um quiz, afirmando que os usuários conseguem capturar e interpretar as questões, eles poderão dar uma interpretação completa e precisa sobre o design. 

A importância do léxico na criação de um teste online: deve ser utilizada uma linguagem técnica mínima, com questões simples, úteis, essenciais e claras de compreensão, que devem ser específicas ao vocabulário das pessoas a quem se dirige. Especialistas em Fyrebox recomendam fazer perguntas que possam ser entendidas por membros de diferentes subconjuntos da população, mudando o estilo das perguntas para que ela consiga se adequar ao ambiente social da idade, formação acadêmica e status social. O primeiro passo para obter respostas eficazes e úteis é fazer as perguntas corretamente!

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247