Recife ocupa décimo lugar em atendimento do SUS

A partir da avaliao feita pelo no ndice de Desempenho do SUS (IDSUS), do Ministrio da Sade, a capital pernambucana apresentou uma nota de 5,91; na avaliao por estados, Pernambuco aparece na 16

 Recife ocupa décimo lugar em atendimento do SUS
Recife ocupa décimo lugar em atendimento do SUS (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Raphael Coutinho _PE247 – O Recife está em 10º lugar entre capitais brasileiras em relação ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da avaliação feita pelo no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), do Ministério da Saúde, a capital pernambucana apresentou uma nota de 5,91. Em primeiro lugar ficou Vitória, no Espírito Santo, com 7,08, e a pior avaliação foi verificada no Rio de Janeiro, com 4,33. Já quando a avaliação é feita por estados, Pernambuco aparece na 16ª posição, com 5,29.

A análise segue um padrão de pontuação que vai de 0 a 10. Para os números deste ano, foram verificados itens como a saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência repassados pelos municípios a bases de dados nacionais, registrados por órgãos como o IBGE e o Ipea, entre 2008 e 2010.

Ao gerar a nota, o ministério leva em conta o acesso aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final.

Durante a avaliação, técnicos do Ministério da Saúde diagnosticaram que o maior problema encontrado nas Capitais é a dificuldade de acesso aos serviços do SUS, já que os usuários não conseguem sequer ser atendidos. Esse quesito tem peso maior na nota final do IDSUS.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email