Recife ocupa décimo lugar em atendimento do SUS

A partir da avaliao feita pelo no ndice de Desempenho do SUS (IDSUS), do Ministrio da Sade, a capital pernambucana apresentou uma nota de 5,91; na avaliao por estados, Pernambuco aparece na 16

 Recife ocupa décimo lugar em atendimento do SUS
Recife ocupa décimo lugar em atendimento do SUS (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Raphael Coutinho _PE247 – O Recife está em 10º lugar entre capitais brasileiras em relação ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da avaliação feita pelo no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), do Ministério da Saúde, a capital pernambucana apresentou uma nota de 5,91. Em primeiro lugar ficou Vitória, no Espírito Santo, com 7,08, e a pior avaliação foi verificada no Rio de Janeiro, com 4,33. Já quando a avaliação é feita por estados, Pernambuco aparece na 16ª posição, com 5,29.

A análise segue um padrão de pontuação que vai de 0 a 10. Para os números deste ano, foram verificados itens como a saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência repassados pelos municípios a bases de dados nacionais, registrados por órgãos como o IBGE e o Ipea, entre 2008 e 2010.

Ao gerar a nota, o ministério leva em conta o acesso aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final.

Durante a avaliação, técnicos do Ministério da Saúde diagnosticaram que o maior problema encontrado nas Capitais é a dificuldade de acesso aos serviços do SUS, já que os usuários não conseguem sequer ser atendidos. Esse quesito tem peso maior na nota final do IDSUS.

 

Brasil 247 lança concurso de contos sobre a quarentena do coronavírus. Participe do concurso

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247