Renan: Congresso está mais próximo da sociedade

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou nesta segunda-feira os avanços do Parlamento brasileiro, que completou 190 anos na semana passada: "O Congresso Nacional brasileiro está se modernizando para responder de forma mais ágil às demandas sociais"

Renan: Congresso está mais próximo da sociedade
Renan: Congresso está mais próximo da sociedade (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

Da Agência Senado - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) assinalou nesta segunda-feira (6) os avanços do Parlamento brasileiro, que completou 190 anos na semana passada. Para ele, o Congresso tem se aproximado cada vez mais da população, que está bem informada e exige cada vez mais ser ouvida.

- O Congresso Nacional brasileiro está se modernizando para responder de forma mais ágil às demandas sociais – afirmou.

Entre os avanços, na visão de Renan, está a busca pela eficiência, economia e transparência, que levará o Senado a reduzir suas despesas em mais de R$ 300 milhões até 2014. Além disso, o controle por parte da população ficou mais fácil em razão de medidas como a criação da Secretaria de Transparência e a instalação do Conselho de Transparência, com integrantes da sociedade especializados no tema.

- Nenhum Poder será mais transparente que o Parlamento – garantiu.

Na esfera legislativa, o presidente do Senado destacou a aprovação de novas leis com benefícios à sociedade, como a Emenda Constitucional 72, que ampliou os direitos dos trabalhadores domésticos.

Renan Calheiros afirmou que o trabalho no Congresso é intenso e exige grande responsabilidade.

- Nenhuma instituição é perfeita a ponto de prescindir de aprimoramentos. Estamos atentos para que os eventuais desalinhos sejam diagnosticados e corrigidos - disse o senador.

Os 190 anos do Parlamento brasileiro, marco transcorrido na última sexta-feira (3), serão comemorados em sessão solene do Congresso Nacional. A cerimônia está marcada para esta terça-feira (7), às 11h, no Plenário do Senado.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247