Rio de Janeiro conta com 100 museus e atrações históricas acessíveis

Site Turismo Acessível traz informações sobre estabelecimentos e pontos turísticos acessíveis para os visitantes da cidade sede da Olimpíada Rio 2016

Rio de Janeiro conta com 100 museus e atrações históricas acessíveis
Rio de Janeiro conta com 100 museus e atrações históricas acessíveis
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Carolina Valadares

Faltam apenas 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos e 133 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. E pensando nos milhares de turistas e atletas que visitarão a cidade sede da maior competição esportiva do mundo, a Agência de Notícias do Turismo apresenta três dos 100 museus e atrações históricas acessíveis no Rio de Janeiro. A lista completa pode ser encontrada no site Turismo Acessível, do Ministério do Turismo.                                                                                                                                                                                                 

A página reúne dicas de hospedagem, compras, pontos turísticos, restaurantes e parques acessíveis para os visitantes que apresentam qualquer tipo de deficiência e será uma importante ferramenta para atletas e visitantes que estarão no país. No site colaborativo é possível que os internautas avaliem a acessibilidade de hotéis para ampliar a comunicação e as informações a respeito da acessibilidade de estabelecimentos e destinos turísticos brasileiros. A Pasta também disponibilizou as versões em inglês e espanhol.

 

Centro Cultural Banco do Brasil. Crédito: Divulgação / Embratur

Entre os museus e atrações da cidade sede dos jogos presentes na plataforma está o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no centro da cidade, que tem sua estrutura física do prédio totalmente adaptada, além de oferecer visitas em libras. Em 2015, o projeto CCBB Educativo atendeu mais de 5,6 mil pessoas com deficiência. Os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (21) 3808-2070.

Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro conta com rampa, elevador e banheiro adaptado. Algumas exposições trazem audioguias e há também programas específicos para pessoas com deficiência, mediante agendamento pelo telefone (21) 3883-5600 ou pelo e-mail: [email protected].

Museu de Arte do Rio de Janeiro. Crédito: Thales Leite / Divulgação MAR

Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Uma maquete tátil do prédio localizada no 5º andar da Escola do Olhar, permite que deficientes visuais conheçam a planta do prédio. A equipe de educadores do MAR se prepara constantemente para o acolhimento e diálogo com pessoas com deficiências.

TURISMO ACESSÍVEL - Até o momento, são mais de 532 mil estabelecimentos cadastrados em todo o país, entre parques, praias, atrações, restaurantes, museus, hospedagem e compras. A plataforma, faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística. O site que possui versões em inglês e espanhol, permite que os cidadãos pesquisem estabelecimentos por cidades e o tipo de atração turística que deseja visitar. Encontre mais dicas de passeios acessíveis e contribua para a avaliação das atrações no site.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247