CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

RS Acolhedor amplia rede de assistência em saúde

O governo estadual, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), lançou o Programa RS Acolhedor; a iniciativa, pioneira no Rio Grande do Sul, tem por objetivo hospedar acompanhantes de pacientes em tratamento médico fora de sua cidade de origem; o projeto começa por Porto Alegre e tem capacidade de 4,7 mil diárias/ano; segundo o governador José Ivo Sartori, "esse programa vem para apoiar quem passa por um momento difícil"; "Dar suporte ao acompanhante, que precisa não somente de uma estrutura física para pernoitar, mas também, de apoio psicológico, de acolhimento, de uma ação humanitária", disse

O governo estadual, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), lançou o Programa RS Acolhedor; a iniciativa, pioneira no Rio Grande do Sul, tem por objetivo hospedar acompanhantes de pacientes em tratamento médico fora de sua cidade de origem; o projeto começa por Porto Alegre e tem capacidade de 4,7 mil diárias/ano; segundo o governador José Ivo Sartori, "esse programa vem para apoiar quem passa por um momento difícil"; "Dar suporte ao acompanhante, que precisa não somente de uma estrutura física para pernoitar, mas também, de apoio psicológico, de acolhimento, de uma ação humanitária", disse (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio Grande do Sul 247 - O governo estadual, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), lançou nesta quarta-feira (4), o Programa RS Acolhedor. A iniciativa, pioneira no Rio Grande do Sul, tem por objetivo hospedar acompanhantes de pacientes em tratamento médico fora de sua cidade de origem. O projeto começa por Porto Alegre e tem capacidade de 4,7 mil diárias/ano. 

Segundo o governador José Ivo Sartori, "esse programa vem para apoiar quem passa por um momento difícil". "Dar suporte ao acompanhante, que precisa não somente de uma estrutura física para pernoitar, mas também, de apoio psicológico, de acolhimento, de uma ação humanitária", disse. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conforme o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, o investimento do Estado no convênio é de R$ 400 mil, que será executado ao longo de 12 meses. "Desta maneira, vamos amparar estas famílias que estão em tratamento de saúde, com o oferecimento de todos os serviços de hospedagem, como alimentação, cuidados de higiene e outras atividades", explicou. 

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Léa Maria Biasi o convênio é modelar, "muitos lutaram para que fosse reconhecido e finalmente, aplicado".

O programa

O RS Acolhedor é um dos projetos prioritários do governo do Estado e oferece acolhimento diário a pacientes e acompanhantes do interior, que buscam atendimento médico especializado na capital. O convênio foi assinado com a Associação Beith Shalom que, através da Casa de Acolhimento Apascentar, que já atua no acolhimento voluntário de acompanhantes de pacientes em tratamento de saúde em Porto Alegre. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Casa de Acolhimento Apascentar oferece pensão completa e possui 12 vagas na ala feminina e oito na masculina. Ao todo, sete profissionais auxiliam a equipe da associação na organização do acolhimento: duas psicólogas, uma assistente social e duas agentes administrativas.  

O projeto começa por Porto Alegre e tem capacidade de 4,7 mil diárias/ano. Na STDS, o RS Acolhedor será acompanhado pelo Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade da Política de Assistência Social, e ofertado preferencialmente a famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social de cidades do interior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

*Com assessoria

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO