Satisfação de brasileiros com telefonia piora; CPIs são criadas em 12 Estados

Índice de satisfação do usuário referente a 2012 mostra uma piora na avaliação dos serviços prestados pelas concessionárias, em comparação com a última pesquisa feita em 2002; nota dada pelos clientes ao serviço de telefonia celular pós pago foi 53,7 (em uma escala de 0 – muito insatisfeito – a 100 – muito satisfeito), ante a nota de 71,4 dada em 2002. Para o serviço de telefonia celular pré-pago, a nota foi 60, na pesquisa atual, e 77,5 em 2002; CPI da Telefonia já foi instalada em Sergipe

Satisfação de brasileiros com telefonia piora; CPIs são criadas em 12 Estados
Satisfação de brasileiros com telefonia piora; CPIs são criadas em 12 Estados

Sergipe 247 – Enquanto assembleias legislativas de 12 Estados, incluindo Sergipe, instalam Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar as empresas de telefonia celular, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulga relatório que confirma a necessidade da medida. O índice de satisfação do usuário referente a 2012 mostra uma piora na avaliação dos serviços prestados pelas concessionárias, em comparação com a última pesquisa feita em 2002.

A nota dada pelos clientes ao serviço de telefonia celular pós pago foi 53,7 (em uma escala de 0 – muito insatisfeito – a 100 – muito satisfeito), ante a nota de 71,4 dada em 2002. Para o serviço de telefonia celular pré-pago, a nota foi 60, na pesquisa atual, e 77,5 em 2002. De acordo com a Anatel, a partir da nota 62,5 o usuário pode ser considerado satisfeito com o serviço.

A pesquisa ainda trouxe a avaliação dos usuários de acordo com as concessionárias que oferecem os serviços. No entanto, não foi fornecido o comparativo com 2002. Na telefonia celular pós-paga a empresa melhor avaliada foi a Sercomtel, com 61,1, e a pior, a TIM, com nota 49,8. Na telefonia celular pré-paga, a Sercomtel também obteve a melhor avaliação, 63,8, e a TIM a pior, 58,6. A pesquisa foi feita com base em cerca de 200 mil entrevistas com usuários dos serviços de telecomunicação no país.

A CPI da Telefonia foi instalada em Sergipe na semana passada. A proposta foi do vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Ele foi escolhido o relator do processo. Já o líder da bancada de oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), vai presidir a comissão. Além de Venâncio Fonseca e Augusto Bezerra, também são membros da CPI os deputados, Zé Franco (PDT), Jeferson Andrade (PSD) e Zezinho Guimarães (PMDB).

Entre os Estados que já fizeram a instalação de suas CPIs estão Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Acre, Paraíba e Goiás. A CPI tem prazo inicial de 120 dias, podendo ser prorrogado.

Com informações das agências Brasil e Alese

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247